Yan Krukau / Pexels
Os benefícios de tocar um instrumento musical para o seu desenvolvimento pessoal

16:00 - 30/03/2023 OPINIÃO
Tocar um instrumento musical é uma atividade que oferece muitos benefícios para o desenvolvimento pessoal. Além de um hobby bastante divertido, a prática musical é também uma forma bastante eficaz de melhorar algumas capacidades cognitivas, emocionais e sociais, contribuindo ainda para um estilo de vida mais saudável e equilibrado.

Neste artigo, vamos explorar alguns desses benefícios, destacando ainda o papel da loja de instrumentos musicais online na democratização do acesso à prática da música.

10 benefícios ligados à prática da música

Como mencionamos anteriormente, aprender a tocar um instrumento musical oferece inúmeros benefícios, sendo que na lista abaixo destacamos os 10 dos mais importantes:

1.    Melhora a capacidade cognitiva

Diversos estudos demonstram que a prática de música pode melhorar as capacidades cognitivas de um indivíduo em áreas como a memória, linguagem e capacidade motora. Isto porque tocar um instrumento exige um alto nível de coordenação visual e motora, que fortalece as zonas do cérebro responsáveis pelo processo de aprendizagem e processamento de informação.

2.    Desenvolve a criatividade

A música é uma forma de arte que permite a um indivíduo expressar as suas emoções e ideias de forma criativa. O experimentalismo inerente à prática de qualquer instrumento ajuda a desenvolver a criatividade e a capacidade de resolver problemas.

3.    Melhora a concentração

Tocar um instrumento requer um elevado nível de concentração e foco. Os músicos precisam de estar atentos à melodia, ritmo, harmonia e outras nuances da música para executar uma peça corretamente. A prática regular da música pode ajudar a melhorar a capacidade de concentração e atenção, o que pode ser útil em outras áreas da vida, como no trabalho ou nos estudos.

4.    Reduz o stress

Tocar um instrumento pode ser uma excelente forma de reduzir o stress e a ansiedade. A música consegue acalmar a mente e o corpo, promovendo o relaxamento e bem-estar. Além disso, o ato de tocar um instrumento seja uma forma de meditação, já que exige um estado de concentração plena.

5.    Fortalece a autoestima

Tocar um instrumento também pode ajudar a fortalecer a confiança e autoestima. A conquista de novas habilidades musicais podem ser muito gratificantes, oferecendo fortes sensações de realização pessoal. Isso pode ser particularmente útil para crianças e adolescentes que estejam a passar por uma fase de desenvolvimento emocional mais complicada.

6.    Melhora a capacidade de trabalhar em equipa

Tocar e criar música em conjunto é algo bastante frequente, quer seja numa banda, orquestra ou outro grupo musical. Tocar em conjunto requer habilidades de comunicação e trabalho em equipa, já que todos os músicos precisam estar atentos e coordenados uns aos outros, para manter o ritmo e a harmonia, o que pode  ajudar a desenvolver habilidades sociais e que podem ser bastante úteis no dia a dia.

7.    Promove a disciplina

Tocar um instrumento requer prática regular e disciplina, para desenvolver a sua técnica, algo que requer tempo e esforço. Essa disciplina pode ser aplicada em diversas áreas, como, por exemplo, no trabalho, nos estudos ou até em outras atividades extracurriculares, ajudando a desenvolver uma abordagem mais sistemática e focada, face a qualquer desafio.

8.    Ensina a ser paciente

Aprender a tocar um instrumento pode ser um processo lento e desafiador. Os músicos precisam de paciência para superar obstáculos e dominar novas técnicas. Ser paciente e perseverante ajuda a desenvolver a resiliência e a determinação necessárias para alcançar todo o tipo de objetivos.

9.    Melhora a coordenação motora

Tocar um instrumento requer uma coordenação motora precisa e refinada. O desenvolvimento destas habilidades vai muito para além do simples treino das mãos e dos dedos. Tocar um instrumento requer um esforço conjunto de diversas partes do corpo, sendo também necessário dominar a postura e a respiração. Para além da sua utilidade em outras atividades, como desporto ou dança, treinar a coordenação motora promove um estilo de vida saudável e previne uma série de maleitas relacionadas com a restrição de movimentos.

10. Estimula a criatividade e a expressão pessoal

A música é uma arte que permite ao indivíduo expressar as suas emoções e ideias de forma criativa. Tocar um instrumento promove a capacidade de criar e expressar novas ideias, de uma forma única e pessoal. Além disso, a música pode ajudar a conectar-se com outras pessoas e com o mundo em seu redor, permitindo a partilha de experiências e perspetivas, através de um meio poderoso e eficaz.

 

As lojas de música online tornaram os instrumentos mais acessíveis para todos

A loja de instrumentos musicais online democratiza o acesso aos instrumentos e equipamentos musicais, tornando-os mais acessíveis para todos. Com uma ampla seleção de produtos e preços competitivos, a loja de música online facilita a compra de instrumentos musicais, permitindo que mais pessoas possam experimentar os benefícios da prática musical, funcionando ainda como um catalisador para a captação de novos talentos.

Nunca é tarde para aprender

Tocar um instrumento musical oferece muitos benefícios para o desenvolvimento pessoal.

Desde melhorar a capacidade cognitiva até promover a autoestima e a disciplina, a prática musical pode ser uma excelente maneira de melhorar a qualidade de vida e desenvolver habilidades valiosas. Independentemente da idade ou nível de habilidade, todos podem beneficiar do poder transformador da música, e descobrir novas formas de expressão e ligação com o mundo em seu redor.