CHUA promove ação de sensibilização e rastreio na ilha da Culatra

14:24 - 28/03/2023 SAÚDE
Uma equipa de profissionais do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) rumou hoje, 28 de março, à Ilha da Culatra para promover junto das 19 crianças da Escola Básica o projeto «Fast Heroes», «um programa educacional premiado que tem como tema os super-heróis e como objetivo promover competências relacionais e a capacidade de ajudar o próximo, de uma forma lúdica e divertida», como explica a organização.

Seguiu-se o rastreio aos fatores de risco de AVC, realizado no Pavilhão Polidesportivo do Clube União Culatrense, onde foram realizados rastreios a 134 pessoas. “Estamos de coração cheio, uma vez que é a primeira vez que recebemos uma iniciativa deste género”, referiu Sílvia Padinha, da Associação de Moradores da Culatra, que salientou a importância desta primeira abordagem de proximidade à população mais isolada, que aderiu em peso a este rastreio.

De acordo com Ana Paula Fidalgo, coordenadora da Unidade de AVC do CHUA, “esta iniciativa foi um ganho na saúde do Algarve e conseguimos sentir por parte da população um grande conforto com a equipa do CHUA na aproximação a esta comunidade isolada”.

Como explica a organização, “as iniciativas inserem-se nas ações de sensibilização promovidas pela Sociedade Portuguesa do AVC, no âmbito do Dia Nacional do AVC, que se assinala a 31 de março, e estão a ser dinamizadas por um grupo de profissionais médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas, fisioterapeutas, dietistas, técnicos de cardiopneumologia e de neurofisiologia e assistentes técnicos do CHUA”.

Nesta ação esteve presente Manuel Luís Neves, em representação do Grupo de Ajuda Mútua (GAM) de Faro, que agradeceu à equipa multidisciplinar da Unidade de AVC, pelo excelente trabalho que têm efetuado em prol dos doentes com AVC no Algarve, referindo a importância de continuar a apostar nestas iniciativas junto da população. Em representação do Conselho de Administração do CHUA esteve o vogal executivo Paulo Neves, que lançou o desafio inicial à organização para a realização desta iniciativa na Ilha da Culatra.

Esta iniciativa contou com os apoios do Ginásio Clube Naval de Faro, da Associação dos Moradores da Ilha da Culatra, da Portugal AVC, da Sociedade Portuguesa do AVC, do Projeto «Fast Heroes», da Farmácia da Penha e do Conselho de Administração do CHUA, que possibilitou esta iniciativa de proximidade junto da população.

Vários eventos durante a semana assinalam o Dia Nacional do AVC

As ações de sensibilização arrancaram ontem, 27 de março pelas 10h00, em Castro Marim, com uma aula aberta sobre o tema «Como “fugir” do AVC», seguindo-se uma visita às escolas aderentes do projeto «Fast Heroes», onde foi abordado o tema «Comer melhor para melhor crescer».

A ação segue no dia 30 de março para Alcoutim onde decorre, a partir das 09h30 no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma palestra temática que conta com as intervenções do Presidente ARS Algarve, do Presidente Câmara Municipal de Alcoutim, da Presidente do CA do CHUA, da Diretora do Agrupamento das Escolas de Alcoutim e da Coordenadora Unidade de AVC do CHUA.

Para as 10H00 está marcada a aula aberta sobre o tema «Como “fugir” do AVC». Às 11H30 a comitiva visita a escola local.

A programação prossegue no dia 31 de março em Faro, Olhão e Portimão com o «Fast Heroes» que passa pelas escolas. Ainda nesse dia, e numa iniciativa direcionada para profissionais de saúde, decorre no refeitório do CHUA, em Faro, a ação «Comer com saúde é comer com sabor”.