O Velho do Restelo

12:20 - 01/04/2023 OPINIƃO
GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com | mscosta2000@gmail.com

 

 

“Ó glória de mandar! Ó vã cobiça
Desta vaidade, a quem chamamos Fama!
Ó fraudulento gosto, que se atiça
C’uma aura popular, que honra se chama!”

 

Herói dos Lusíadas, Vasco da Gama, o descobridor do caminho marítimo para a Índia, era primo em 3º grau de Luís de Camões (Mascarenhas Barreto, 1988) e o poeta nasceu no ano da morte do navegador (Cochim, 1524) … somos todos primos e primas.

O “Velho do Restelo” (fig.), pelo contrário, é o anti-herói dos Lusíadas… representa a contestação á aventura “por mares nunca dantes navegados”.

Muito se tem falado do espírito empreendedor e aventureiro dos Lusos quinhentistas, contrastante com o nacional conservadorismo atual… estrangeiros não percebem o que, entretanto, por cá se passou…

Talvez as raízes históricas desta mansa resignação mergulhem na rima do “Velho do Restelo” (acima canto IV, oitava 94). A sua vasta prole por cá ficou, acomodando o País à sua maneira de ser - Inquisição, Sebastianismo, Miguelismo, Salazarismo e no período que se seguiu, o virar da casaca e a subida para as diversas carruagens partidárias do comboio da democracia … para retardar e/ou dirigir a marcha.

Obviamente, nós Portugueses, somos mais descendentes daqueles que ficaram do que dos que, ao longo de séculos, foram partindo para outras remotas paragens… talvez que os melhores genes jazam no fundo do mar…

Estão entre as consequências/causas do estado a que chegámos as (demasiadas) Universidades que proliferaram nas últimas décadas que apostam mais na formação do “funcionalato” público do que no empreendedorismo e na inovação… o “Pátrio” nepotismo e tráfico de influências também não se têm compadecido com o progresso… e a morosa justiça também não…

Como resultado, aqueles com vontade e espírito de iniciativa continuam a abalar ou ficam sujeitos ao julgamento dos que crescem de importância, proporcionalmente ao que empatam. Esta atitude retrógrada de “Velhos do Restelo” é (ainda) por cá recompensada com prestígio social e segurança material…