Lagos apresenta os seus eventos de primavera

16:40 - 30/03/2023 LAGOS
Na nova estação, o município continua a sua missão de oferecer aos seus residentes e visitantes iniciativas culturais e desportivas durante todo o ano. Para além das atividades na Biblioteca Municipal e Centro Cultural de Lagos, os grandes destaques vão para o regresso do Festival dos Descobrimentos e das Marchas Populares.

O Centro Cultural de Lagos irá encerrar para obras entre maio e outubro, mas antes desta “pausa”, muitos serão os espetáculos que irão passar por aqui, entre os quais: “Duas Pessoas e Uma Ilha Sozinha” (AORCA, 11 de abril), “Ká S’Tamos de Novo” (Santa Casa da Misericórdia de Lagos, 13 a 15 de abril), Revoluções (Questão Repetida, 22 de abril), “Quem te viu e quem te vê – Tributo a Chico Buarque” (24 de abril), “Dance to Art” (Associação de Dança de Lagos, 28 e 29 de abril), “C. Celeste e a Primeira Virtude” (13 de maio) e “Orquestra de Jazz com Paula Oliveira” (14 de maio). Do lado das exposições, terá oportunidade de apreciar gratuitamente as mostras “Ruy de Carvalho – Retratos Contados” (até 15 de abril), “Passo a Passo” (Pedro Correia, até 6 de maio), “D. Sebastião na História de Lagos” (até 6 de maio) e “Quem te viu e quem te vê – Homenagem a Chico Buarque” (24 de abril a 13 de maio).

Com o seu dinamismo habitual, também a Biblioteca Municipal de Lagos contará com diversas atividades para várias faixas etárias, destacando-se algumas das suas iniciativas regulares – “Chega de Saudade. Portugal Hoje.”, com Richard Zimler e Alexandre Quintanilha (15 de abril) e Francisco George (10 de junho), um novo Clube de Leitura dedicado ao tema “11 livros, 11 mulheres” com o escritor João Ricardo Pedro (23 de abril, 13 de maio e 10 de junho), a 16.ª Festa do Cinema Italiano (16 a 19 de maio), “Conversas Soltas”, com Ana Mesquita (21 de maio), “Fora da Corrente. Liga-te!”, com Tomás Adrião (27 de maio), e “Diálogos do Sul: Acontece a Sul, sobre o Sul, com Paisagens a Sul”, com Olinda Beja, Heduardo Kiesse e Luís d’Almeida (27 de maio).

Ao nível do Desporto, salienta-se a 1.ª edição do Lagos Bike Aventura (14 a 16 de abril), 18.ª edição do Torneio de Patinagem de Velocidade Terras do Infante (14 a 16 de abril), Torneio de Veteranos – Cidade de Lagos (Estádio Municipal, 29 a 1 de abril) e mais duas provas do torneio internacional GC32 Racing Tour na baía da cidade – Lagos Cup de 21 a 25 de junho e Wold Cup de 10 a 14 de julho.

Mas nesta primavera todos os caminhos vão dar à autêntica viagem aos tempos dos Descobrimentos e de D. Sebastião. Aproveitando os 450 anos da Elevação de Lagos a Cidade, esse será o tema da 11.ª edição do Festival dos Descobrimentos a realizar-se na Praça do Infante e Jardim da Constituição de 4 a 7 de maio. De regresso estão também as Marchas Populares que vão vestir a Praça do Infante de luz, cor e música, de 10 a 12 de junho.

De assinalar também neste novo trimestre o 11.º Festival Verão Azul, pela casaBranca (6 a 8 de abril no Centro Cultural, LAC e Clube Artístico Lacobrigense), a Feira do Folar e do Artesanato de Barão de São João (7 a 9 de abril), o “Oratório de Páscoa”, pela Questão Repetida (Igreja de S. Sebastião, 15 de abril), as Comemorações do 25 de Abril de 1974 e o XXXI Festival de Bandas Civis pela Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio (3 de junho).

Aproveite a sua primavera cultural e desportiva em Lagos!