Durante a manhã de hoje, dia 13 de abril, o Município de Albufeira inaugurou os campos 3X3 BasketArt e o campo de Futebol de 5, que foi requalificado.
As infraestruturas ficam localizadas em Vale Faro. José Carlos Rolo, Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, explicou que este era «um desafio» que estava lançado há algum tempo, mas que «só agora foi possível realizar».
O artista local ASUR ficou responsável por realizar várias ilustrações em graffiti no espaço dos campos 3X3 BaskerArt e também no requalificado campo de Futebol de 5. O edil aproveitou a sua intervenção para agradecer a ASUR pelo trabalho desenvolvido nos espaços, que têm agora mais cor.
Para o autarca, «este é um investimento para as pessoas, principalmente para os jovens, por todos os valores que o desporto lhes tenta incutir».
José Carlos Rolo falou ainda da importância de ter o campo de futsal «lado a lado» com os novos campos 3X3 BasketArt. Para o edil «esta é uma forma de aproximar o desporto e os jovens», garantiu. «É uma aproximação da infraestrutura desportiva aos jovens. Queremos cativar mais jovens para a prática do futsal, mas também para dar melhores condições a quem já o faz», acrescentou.
José Carlos Rolo abordou a «pré-candidatura» de Albufeira a Capital Europeia do Desporto, frisando que o Município continua empenhado em atingir esse objetivo. «Temos em Albufeira um conjunto de atividades, desde o basquetebol, passando pelo ciclismo, atletismo, futebol e padel, que são um fator importante para esta candidatura», referiu.
Na sequência da inauguração dos campos, o edil revelou que «a Federação Portuguesa de Basquetebol e a Câmara Municipal de Albufeira vão entregar à Fundação António Silva Leal um cheque solidário [no valor de 3.014 euros], cujo valor foi angariado por todos os atletas [1.507] que participam na Festa do Basquetebol». Todos os anos é escolhida uma associação para a entrega deste donativo solidário, conforme explicou José Carlos Rolo.
Por sua vez, Manuel Fernandes, Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, realçou que este é um projeto que pretende «revitalizar e requalificar áreas que não estavam nas suas perfeitas condições».
Os campos 3x3 podem ser utilizados por todos «de forma lúdica entre amigos/família, de forma individual e de forma competitiva», conforme referiu Manuel Fernandes.
O responsável sublinhou a aposta contínua do Município de Albufeira no desporto, «não só no basquetebol, como nas outras modalidades».
No seu discurso, Manuel Fernandes agradeceu a presença de todos, em especial da «embaixadora do basquetebol português, Mery Andrade», que esteve nesta inauguração.
A obra envolveu um investimento por parte da autarquia superior a 100 mil euros, que consistiu na requalificação do pavimento dos quatro campos de basquetebol, com uma área total de 1,420 metros quadrados e um campo de Futebol 5, com 1.183,23 metros quadrados.
Refira-se que Albufeira é o 18.º município português a disponibilizar a residentes e visitantes campos da rede 3x3 BasketArt, sendo o primeiro concelho algarvio a integrar o projeto.
3X3 BaskerArt pretende promover hábitos saudáveis de vida
O 3X3 BaskerArt consiste em desafiar todos os Municípios do país a fazerem-se parceiros da Federação Portuguesa de Basquetebol na promoção de hábitos saudáveis de vida dos seus habitantes através da prática informal do basquetebol, numa variante do jogo mais simples de colher a adesão e participação de todos: o 3x3 que começa a afirmar-se como uma categoria de excelência no quadro da FIBA e teve estreia olímpica nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Como forma de potenciar a atratividade da iniciativa e a curiosidade dos mais jovens, pretende-se que esta operação se desenvolva num cenário exterior e urbano, decorado segundo um padrão de streetart (por ex. com pinturas em graffiti) concebido e realizado preferencialmente por artistas locais.
O 3x3 é um jogo mais simples, que exige menos atletas e reclama menos recursos (desde logo porque é jogado em recintos descobertos — sem necessidade de pavilhões, pisos e balneários dispendiosos) podendo ser praticado em qualquer região com um mínimo de participantes, razão pela qual tem hoje mais de 200 milhões de praticantes no Mundo, e é considerado como o desporto de rua mais jogado no Planeta.
Por: Filipe Vilhena