Festa da Espiga «vai» às escolas e pretende chegar a 700 alunos

16:02 - 11/05/2023 LOULÉ
A visita de hoje foi à EB 2,3 D. Dinis de Quarteira.

Inserida na iniciativa Espiga Pedagógica, esta visita teve como objetivo explicar aos alunos a importância da Festa da Espiga e mostrar-lhes tradições, usos e costumes da época antiga. Francisco André, em declarações ao nosso jornal, realçou a importância do projeto e referiu que «é muito gratificante ver o interesse das crianças na Festa da Espiga».

A Espiga Pedagógica é uma iniciativa que «surgiu o ano passado e, inicialmente, começámos com duas escolas, uma em Quarteira e outra em Salir». Neste momento, pretende-se abranger mais escolas de outras freguesias, como S. Sebastião, S. Clemente e Boliqueime. O presidente da Junta de Freguesia de Salir prevê chegar a 700 alunos.

Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, esteve na EB 2,3 D. Dinis de Quarteira e assistiu, ao lado dos alunos, à apresentação sobre a Festa da Espiga. O autarca realçou a importância de «transmitir a nossa história e raízes no concelho de Loulé».

O presidente da Junta de Freguesia de Quarteira referiu ainda que «falamos muito da desertificação do interior, mas era importante que, em termos políticos, fizéssemos uma comunicação deste tipo e mostrássemos as artes e tradições de cada uma das nossas áreas».

A Festa da Espiga realiza-se entre os dias 18 a 20 de maio, em Salir. O cartaz é de luxo, com nomes como Zé Amaro, Rúben Filipe, Jimmy P, D-String Band, DJ Wilson Honrado, The Gift, ALLCANTE e DJ Sunlize.

 

Relacionado:

- Festa da Espiga apresenta cartaz de luxo e espera mais visitantes