Depois do FMI, também Bruxelas revê em alta crescimento do PIB português com ajuda do turismo

12:44 - 21/05/2023 ECONOMIA
As últimas previsões da Comissão Europeia, colocam a economia portuguesa como a terceira com a maior taxa de crescimento. O turismo é apontado como a grande alavanca para esta performance.

A Comissão Europeia (CE) reviu, esta segunda-feira, 15 de maio, em alta a projeção de crescimento da economia portuguesa deste ano para 2,4%, a terceira maior taxa da zona euro, ajudada pelo turismo, revelando-se mais otimista do que o Governo.

Segundo indica nas previsões económicas de primavera, a Comissão Europeia (CE) refere que “a atividade económica recuperou no início de 2023, ajudada por um novo aumento do turismo”. Com o crescimento do PIB a ser estimado em 1,6% (trimestre) no 1.º trimestre de 2023, fortemente acima das taxas registadas nos três trimestres anteriores, a CE salienta que “a procura interna manteve-se fraca, uma vez que o consumo privado foi condicionado pela diminuição do poder de compra das famílias em trimestres anteriores e os investidores foram confrontados com taxas de juro mais elevadas”.

O setor externo foi, assim, “o grande impulsionador do crescimento no 1.º trimestre de 2023, apontando Bruxelas o “aumento muito forte das visitas turísticas, em particular da América do Norte”.

É no setor externo, que a CE projeta que as exportações “cresçam muito mais rapidamente do que as importações em 2023 devido principalmente ao forte desempenho do turismo”, salientando ainda que, “em termos nominais, prevê-se que a balança externa de Portugal beneficie substancialmente da queda dos preços da energia em 2023 e da subida dos preços do turismo, conduzindo a uma melhoria acentuada do saldo da balança corrente”.

Refira-se que a previsão para este ano coloca Portugal no ‘top três’ dos países da zona euro com a maior taxa de crescimento deste ano, a par da Grécia, apenas ultrapassados pela Irlanda (5,5%) e por Malta (2,4%).

 Por: Publituris             Foto crédito: Depoisiphotos.com