Foto D.R.
Governo disponibiliza 35M€ nas primeiras linhas de apoio da Agenda do Turismo para o Interior

17:01 - 21/05/2023 ECONOMIA
A Linha + Interior Turismo, com uma dotação de 20 milhões de euros, e a Linha de Microcrédito Turismo, com 15 milhões de euros, já se encontram disponíveis para candidaturas, no âmbito da Agenda do Turismo para o Interior.

As duas primeiras linhas de apoio financeiro no âmbito da Agenda do Turismo para o Interior, que foi apresentada pelo Governo a 9 de maio, na Covilhã, já se encontram disponíveis, contando com uma dotação orçamental no valor de 35  milhões de euros, informou o Ministério da Economia e do Mar, em comunicado.

De acordo com a informação avançada, estas novas linhas de apoio de “acesso simplificado” destinam-se a “entidades que visem contribuir para o desenvolvimento socioeconómico dos territórios de baixa densidade, através do Turismo”.

Concretamente, a partir desta quarta-feira, 17 de maio, passa a estar disponível a Linha + Interior Turismo, que visa a “preservação e reforço da atratividade turística dos territórios” e conta com uma dotação orçamental de 20 milhões de euros.

A Linha + Interior Turismo destina-se a apoiar “projetos que contribuam para o desenvolvimento turístico sustentável destes territórios, potenciando novas estratégias de valorização dos respetivos recursos, ativos e agentes, gerando maiores níveis de atratividade turística e promovendo a sua dinamização social e económica”.

Disponível a partir desta quarta-feira está também a Linha de Microcrédito Turismo, que dispõe de 15 milhões de euros para apoiar “projetos de investimento de micro e pequenas empresas do setor, e que contribuam para o reforço da sua competitividade e sustentabilidade”.

 A Linha de Microcrédito Turismo aplica-se também, segundo o Ministério da Economia e Mar, aos “projetos a desenvolver nos Territórios de Baixa Densidade”, abrangendo as “micro e pequenas empresas que tenham por atividade principal a exploração de lojas com história e os estabelecimentos que promovam a venda de produtos locais e regionais, nomeadamente certificados ou com selo de autenticidade”.

“O apoio, ao abrigo desta linha de microcrédito, ascende a 90% do investimento, com o limite máximo de 30 mil euros, prevendo a possibilidade de concessão de um prémio de realização no montante correspondente a 30% do financiamento (conversão a fundo perdido)”, acrescenta a informação divulgada.

Segundo Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, estas linhas visam contribuir para “impulsionar, diferenciar e concretizar projetos para afirmar o turismo no Interior, enquanto fator de coesão territorial e social”.

“Estamos a passar da estratégia à ação, cumprindo com a mobilização de apoios para o interior. Outros se seguirão”, garante o governante, citado no comunicado divulgado pelo Ministério da Economia e Mar.

A apresentação de candidaturas aos apoios destas duas linha deve ser formalizada junto do Turismo de Porto, entidade responsável pela gestão das linhas via fundos próprios.

 

Por: Publituris