Estrela da Amadora perde com Nacional rumo ao play-off e promove Farense

18:33 - 21/05/2023 DESPORTO
O Estrela da Amadora perdeu hoje por 1-0 na receção ao Nacional, na 33.ª ronda da II Liga de futebol, e vai disputar, com o Marítimo, o play-off de acesso à I Liga, enquanto o Farense subiu.

Um golo do colombiano Pipe Gómez, aos 81 minutos, decidiu o encontro no Estádio José Gomes, com os insulares a conseguirem manter-se no 15.º lugar, o último de permanência automática, dois pontos à frente da BSAD, com uma ronda por disputar.

A partida começou com ligeiro atraso devido à indisposição de um adepto amadorense na bancada, que teve de ser transportado de ambulância para o hospital para realizar exames médicos.

O Estrela, obrigado a ganhar após o triunfo do Farense face ao Benfica B, na sexta-feira, iniciou a partida ao ataque e criou a primeira situação por intermédio de Ronaldo Tavares, com a avançado a rematar forte para defesa de Lucas França, após bom cruzamento de Hevertton no flanco direito.

A formação insular arriscou muito pouco no primeiro tempo, deixando a iniciativa de jogo ao Estrela da Amadora, mas os estrelistas tiveram pouco faro para golo.

Ronaldo Tavares foi uma seta apontada à baliza do Nacional, mas nunca conseguiu acertar com o alvo.

Kikas também dispôs de excelente situação para abrir o marcador, na sequência de um cabeceamento junto à pequena área, que saiu um pouco por cima da barra.

No entanto, o último lance de perigo antes do intervalo coube mesmo ao Nacional, com o central Paulo Vítor a atirar de cabeça à barra, após uma bola parada de Witi no flanco esquerdo.

No segundo tempo, o Estrela voltou a criar perigo na sequência de um desvio de cabeça de Kialonda Gaspar, que saiu junto ao poste direito da baliza de Lucas França.

Pouco depois, num rápido contra-ataque, Ronaldo Tavares voltou a testar os reflexos do guarda-redes Lucas França.

Com o ‘nulo’ a persistir, o técnico estrelista, Sérgio Vieira, arriscou ainda mais no ataque, mas foram os insulares a dispor de flagrante situação para abrir o ativo, aos 74 minutos, após remate fortíssimo de Clayton, desviado pelo corte ‘in extremis’ com a anca de Mansur para canto.

A ameaça traduziu-se depois em golo para o Nacional, aos 81 minutos, num lance de contra-ataque finalizado por Pipe Gómez, após assistência de Jota, através de um remate cruzado que saiu fora do alcance de Brígido.

No último minuto do encontro, Hevertton ainda disparou forte à barra da baliza insular, mas o lance esfumou-se e a partida terminou com o triunfo do Nacional.

 

Jogo no Estádio José Gomes, na Amadora

Estrela da Amadora – Nacional, 0-1.

Ao intervalo: 0-0.

Marcador:

0-1, Pipe Gómez, 81.

 

Equipas:

- Estrela da Amadora: Bruno Brígido, Kialonda Gaspar, Johnstone Omurwa (Latir Fall, 56) João Reis (Diogo Salomão, 68), Hevertton, Vitó (João Silva, 68), Mário Balbúrdia, Mansur, Kikas (Ronald Pereira, 55), Ronaldo Tavares e Régis Ndo (Capita, 62).

(Suplentes: António Filipe, João Filipe, Capita, Diogo Salomão, Jean Felipe, Latir Fall, Guzmán, Erivaldo e Ronald Pereira).

Treinador: Sérgio Vieira

- Nacional: Lucas França, Clayton, Rafael Vieira, Paulo Vítor, André Sousa, Ismael (João Aurélio, 90), Danilovic, Macedo (Gustavo Silva, 64), Carlos Daniel (Jota, 79), Witi (Pipe Gómez, 64) e Dudu.

(Suplentes: Encarnação, João Aurélio, Bruno Gomes, Luís Esteves, Jota, Sérgio Marakis, Pipe Gómez, Zé Manuel e Gustavo Silva).

Treinador: Filipe Cândido

 

Árbitro: Rui Costa (AF Porto).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Lucas França (69), Clayton (75), Danilovic (78) e João Aurélio (90+5).

Assistência: 3.224 espetadores.