Entre os dias 15 e 20 de maio o Município de Loulé promoveu várias atividades, de onde se destaca a revelação de mais 18 nomes do Festival MED, o descerramento de três placas toponímicas e a cerimónia dos Agraciados.
No dia 15 de maio, o Município de Loulé prestou uma homenagem pública às 92 empresas do concelho com o estatuto PME Líder e PME Excelência, como forma de reconhecimento pelo contributo dado para a dinâmica económica e boa imagem deste território. O momento contou com a presença do secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio. Dos setores da restauração à hotelaria, das atividades ligadas ao turismo à saúde, passando pelas oficinas, comércio a retalho, ambiente, tecnologia, distribuição alimentar, construção civil ou imobiliário, são 44 as PME Líder e 48 as PME Excelência.
Na Semana do Município de Loulé, não foram “esquecidas” as ODS. Foram vários os representantes de entidades louletanas que marcaram presença na sessão “ODS em Ação”, no passado dia 16. Depois de uma breve apresentação sobre o enquadramento dos ODS, David Avelar, da empresa “2Adapt” e da plataforma ODS Local, foi o moderador de uma mesa-redonda onde estiveram três representantes de setores distintos: Ana Antunes, do Mar Shopping, Renata Afonso, da Escola Secundária de Loulé, e Ana Arsénio, da Associação In Loco.
Durante o final da tarde do dia 16, o Município de Loulé anunciou mais 18 nomes, em representação de 12 países, que irão integrar o cartaz musical da 19ª edição do Festival MED. Até agora são já 35 os artistas conhecidos que, de 29 de junho a 2 de julho, irão atuar na Zona Histórica de Loulé.
Kabaka Pyramid (Jamaica), UDJAT convidam Pedro Jóia (Portugal), Balkan Taksim (Roménia), Nancy Vieira (Guiné-Bissau), Moonshiners convidam Samuel Úria (Portugal), Nicola Conte & The Spiritual Galaxy feat. Zara McFarlane (Itália/Reino Unido), Monda (Portugal), Poil Ueda (Japão/França), La Sra. Tomasa (Espanha), Zeca Medeiros (Portugal), Jean Christian et le Quator des Rêve Enfouis (Canadá/Portugal), Tomoro (Japão), Caamaño&Ameixeiras (Espanha), Carpideira (Portugal), Svetlana Bakushina Quarteto Fusão (Rússia/Portugal), Miguel Calhaz (Portugal), Marco Martins´Low Profile (Portugal) e Venga Venga DJ Set + Live Act (Brasil) são os artistas que se juntam aos nomes anteriormente pelo nosso jornal.
As comemorações do Dia do Município de Loulé cumpriram também aquela que é já uma tradição. A autarquia e a Associação Portuguesa de Escritores distinguiram no dia 18 de maio Miguel Esteves Cardoso com o Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários, pela obra «Independente Demente».
Descerradas três placas toponímicas em Almancil
Já o dia 20 de maio foi marcado pela emoção. Na parte da manhã foram descerradas três placas toponímicas em Almancil. A primeira foi a Rua João Martins, em homenagem ao ex-Presidente da Junta de Freguesia (1998-2013), vereador da Câmara Municipal (2023-2017) e fundador da ASCA, que faleceu em 2021. A rua situa-se precisamente perto da associação. Mais à frente, foi descerrada a placa da Rua Hermes Alberto. Falecido no ano de 2020, Hermes Alberto era Presidente da ASCA, Presidente da Assembleia de Freguesia de Almancil e Deputado Municipal na Assembleia Municipal de Loulé. Por fim, foi ainda enaltecido numa Rua o nome de Volker Huber, fundador do Centro Cultural São Lourenço, que faleceu em 2004.
Durante a tarde, aconteceu em Loulé a cerimónia dos Agraciados. Nesta 21ª edição, foram condecoradas 15 personalidades e instituições que se destacaram pelo seu valioso papel na promoção e valorização da identidade louletana. Com o Grau Ouro, foram distinguidos Albertina Madeira, Alberto Melo, João Santos (a título póstumo), Neto Gomes, Sebastião Seruca Emídio e o Louletano Desportos Clube. O título Grau Prata foi entregue a Armando Coelho, Augusto Guerreiro César, Filipe Viegas, João Martins (a título póstumo), Joaquim Viegas, José Branco, Maria Valentina Tavares, Rui Lourenço e à Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé.
Para além destes eventos, houve ainda espaço para reconhecer os funcionários da Câmara Municipal de Loulé, no dia 17 de maio, assim como proceder ao Hastear da Bandeira e Hino em frente aos Paços do Concelho, no dia 18. Nestas comemorações, esteve ainda inserida a Festa da Espiga.