MARCHA DO ORGULHO LGBTQI+ DO ALGARVE

15:47 - 25/05/2023 FARO
A Marcha do Orgulho LGBTQI+ do Algarve volta para mais uma edição no dia 27 de maio, naquela que será a quarta vez que Faro celebra a diversidade, ao mesmo tempo que se pretende educar e sensibilizar para estas questões.

A Marcha do Orgulho LGBTQI+ do Algarve tem sido, desde a sua primeira edição, um marco importante na luta pelos direitos das pessoas LGBTQI+, na celebração da diversidade e na reflexão das conquistas passadas e futuras.

De facto, desde 2018, que várias Entidades se têm reunido e num esforço conjunto têm procurado elevar esta iniciativa a nível local e nacional, colorindo as ruas, dando voz à causa e sensibilizando para a temática da Orientação Sexual, Identidade de Género, Expressão de Género e Características Sexuais.

Em 2023, a Comissão Organizadora da MOA - Marcha do Orgulho LGBTQI+ do Algarve, pretende novamente criar esses momentos de celebração, consciencialização e empoderamento, tendo agendado para o efeito a 4.ª Edição da MOA para o dia 27 de maio, em Faro.

O evento passará essencialmente por dois grandes momentos:

- Primeiro, a realização, em si, da Marcha do Orgulho LGBTQI+ do Algarve, com ponto de encontro às 15h junto à Escola Secundária João de Deus (Praceta do Infante). Seguir-se-á a descida da Avenida 5 de Outubro, passagem pelo Parque da Pontinha e pela Rua de Santo António, culminado na zona da Doca de Faro, junto ao Jardim Manuel Bívar, por volta das 18h;

- O segundo momento acontecerá com a chegada à Doca de Faro às 18h onde, no palco existente nessa área, será lido o Manifesto (no qual constam os direitos LGBTQI+ que se querem ver consagrados no futuro), seguindo-se um momento de animação até às 21h com espetáculos, nomeadamente performances de Drags (Melanie Nova, Linda Xennon, Bebeh Renée, Cherry Flavor, Eva Brown, Stefani Duvet, Pariga, Patrícia Spears e Carina D’El Monte) e um set com o artista DJ Dyezy.

A Marcha do Orgulho LGBTQI+ é, acima de tudo, um espaço onde são refletidos desejos, conquistas, liberdades e expressões e porque todas as vozes contam, a Comissão Organizadora convida todas as pessoas, neste 27 de maio, a serem MOA, independentemente da sua Orientação Sexual, Identidade de Género, Expressão de Género e Características Sexuais. Quem estiver presente neste evento, contribuirá para um maior número de pessoas aliadas à promoção dos Direitos Humanos e será possível unificar o poder de uma comunidade para a educação e a mudança.

A par da presença na Marcha, ainda é possível contribuir com um donativo para a realização da MOA, através do link https://ppl.pt/causas/Amar. Esta angariação de fundos permitirá cobrir algumas despesas relacionadas com a dinamização da 4.ª edição da Marcha do Orgulho LGBTQI+.

A Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho LGBTQI+ do Algarve é constituída por: AeQuum, APF Algarve, MAPS, Sê Mais Sê Melhor, Transparente e Xis.

Nesta edição de 2023 conta-se com o patrocínio da Câmara Municipal de Faro, da Casa Apollo Guesthouse, da Dengun, do Grupo RealtyArt - Century21 e do Prestige Dance Club, assim como, com o apoio da Academia Sénior da Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação Faro Loulé, da ASMAL – Fórum Sócio Ocupacional de Faro, da Associação Partilhas, da Fundação Vítor Reis – Centro Comunitário da Horta da Areia e da União de Sindicatos do Algarve.

Toda a preparação para a MOA pode ser acompanhada nas redes sociais, nomeadamente no Facebook e no Instagram, usando a identificação @marchalgbtqialgarve.