Com este campo, nascido do Orçamento Participativo de 2021, os são-brasenses podem agora abraçar a modalidade com maior vigor e ansiar pela criação de equipas que integrem o calendário de competições. Um campo que alia o desporto à cultura e à arte.
O Município de São Brás de Alportel inaugurou a 20 de maio, o novo Campo Municipal de Basquetebol.
Um novo equipamento desportivo agora disponibilizado à comunidade são-brasense, que concretiza a proposta vencedora do orçamento participativo de 2021, da autoria do jovem são-brasense, David Rodrigues.
O novo Campo de Sreet Basquetebol vem reforçar o Parque de Desporto Municipal e é ao mesmo tempo uma obra de arte: o primeiro campo de basquetebol Hoopers Portugal no Algarve, elaborado pelo artista @vaidarpintanga através da Hoopers Portugal, uma plataforma de jogadores e fãs de basquetebol, que cria, dinamiza e promove campos desta modalidade.
O campo recebeu a sua primeira competição durante a manhã desse dia com um Torneio de Basquetebol promovido pela Associação de Estudantes da Escola Secundária José Belchior Viegas, seguido na parte da tarde pela Etapa do Hoopers Street Tour e pelo jogo de Basquetebol Presente Vs. Futuro, que juntou os últimos atletas federados que jogaram no concelho e os jovens atletas que praticam a modalidade. No total, disputaram-se neste dia inaugural mais de 40 jogos de basquetebol.
A cerimónia inaugural contou com a presença do Presidente da Câmara, Vitor Guerreiro, da Vice-Presidente, Marlene Guerreiro e o Vereador David Gonçalves, do Diretor Regional do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), do representante da Hoopers Portugal, André Costa, e do autor da proposta vencedora do Orçamento Participativo 2021, David Rodrigues.
Sem esconder o seu entusiasmo com a abertura deste espaço público de promoção da prática desportiva no concelho, Marlene Guerreiro aproveitou a ocasião para enaltecer o exemplo cívico de David Rodrigues pela sua participação e envolvimento neste projeto. Um jovem que espera que inspire outros jovens a terem uma participação mais ativa na vida da comunidade.
Um projeto definido por Vitor Guerreiro como fantástico e que tem o dom de associar a arte à cultura e ao desporto num só espaço. Importa recordar que o campo tem um mural de arte urbana que faz homenagem a João Rosa Beatriz, um jovem irreverente no seu tempo e fundador do concelho.
Verificando a dinâmica vivida no espaço, onde afluíram pessoas de diferentes gerações em torno da promoção desportiva, Custódio Moreno não escondeu a sua satisfação por assistir ao que na sua opinião não se tratava apenas de desporto, mas sim de uma festa.
Apontando a forte dinâmica desportiva, a qualidade e diversidade de equipamentos desportivos do concelho, o Diretor Regional do IPDJ afirmou mesmo: “Em São Brás de Alportel, quem não pratica desporto é porque não quer!”.
A obra concretizada ao abrigo do Plano de Reabilitação das Instalações Desportivas (PRID), numa parceria do Município com o CCD - Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de São Brás de Alportel contou com um investimento total de 80.116,35 euros, dos quais 60.116,35 euros foram investidos pelo Município, com um apoio de 20.000,00 euros pelo Instituto Português do Desporto e no âmbito da candidatura a este programa.
Emocionado ao ver a sua proposta concretizada e já a ser dinamizada, David Rodrigues, deixou palavras de incentivo à participação ativa dos jovens e o confessou o desejo de que São Brás de Alportel volte a ter equipas nesta modalidade. Antigo treinador de equipas de basquetebol são-brasenses, o presidente da direção do CCD, Paulo Silva partilha o desejo de David.
Sem esconder que este foi um desafio para o CCD, considerou que a inauguração do campo é a prova de que as associações podem, em parceria com as autarquias, colaborar para concretizar sonhos.
Envolver a comunidade na vida e no futuro do concelho de São Brás de Alportel é o objetivo deste instrumento de gestão pública – o Orçamento Participativo – que a autarquia iniciou em 2006.
Para 2023, os são-brasenses elegeram a proposta de instalação de 21 painéis interativos nas escolas do 1.º ciclo de São Brás de Alportel, que se encontra em fase de concretização para entrar em funcionamento no início do novo ano letivo.