irão realizar o workshop «Dieta Mediterrânica - uma tendência sustentável», inserido nas comemorações do 6o aniversário da Classificação de Castro Verde como Reserva Mundial da Biosfera.
O workshop decorrerá no dia 17 de junho de 2023, pelas 10h00, com início no Posto de Turismo de Castro Verde e que se estende ao mercado da Vila, numa abordagem itinerante e de proximidade com os consumidores e produtores, como objetivo de promover os conceitos e práticas da Dieta Mediterrânica.
Reconhecida pela UNESCO desde 4 de dezembro de 2013 como Património Cultural Imaterial da Humanidade, após uma candidatura que envolveu vários países com culturas mediterrânicas milenares, incluindo Portugal, a Dieta Mediterrânica é considerada pela Organização Mundial de Saúde um padrão alimentar de excelência pela sua qualidade nutricional e importância na prevenção das doenças e promoção da saúde comunitária.
E, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, uma dieta amiga do ambiente, resiliente às alterações climáticas e indicada como um bom exemplo de dieta sustentável.
Neste workshop, cujo objetivo é promover a adoção da Dieta Mediterrânica, são convidadas Sara Cruz (DRAP Alentejo), que apresentará o plano de ação do Conselho Regional do Alentejo para a Dieta Mediterrânica focado na valorização e salvaguarda da mesma.
E Nídia Braz (UAlg/ABC-RI), que fará a apresentação e identificação dos conceitos da Dieta Mediterrânica, num contexto dinâmico e informal pelo mercado de produtos alimentares da vila de Castro Verde.
O workshop -“Dieta Mediterrânica – uma tendência sustentável” enquadra-se numa série de eventos, a acontecer em diferentes locais do Alentejo, destina-se ao público em geral e pretende valorizar a produção local através do consumo sustentável conseguido quando se segue o padrão da Dieta Mediterrânica.
As inscrições para o workshop são gratuitas, mas obrigatórias, através do formulário:
https://bit.ly/3J7kqU5 ou QRCode no programa.
Esta ação é realizada no âmbito do “Programa de Potenciação de Transferência de Tecnologia para o Sector Agroalimentar – Reforço de Capital Humano Altamente Qualificado de Interface”, desenvolvido pelo CEBAL e cofinanciado pelo Alentejo 2020.