Um veleiro, com cerca de 15 metros e com oito pessoas a bordo, encalhou durante a tarde de ontem, dia 28 de junho, numa zona rochosa entre a Praia da Luz e a Praia do Burgau, no concelho de Lagos.
Na sequência do alerta recebido pelas 17h40, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), foram ativados para o local os elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Lagos, da Estação Salva-vidas de Sagres e dos Bombeiros Voluntários de Lagos.
À chegada junto da embarcação, o Comandante-local da Polícia Marítima e Capitão do Porto de Lagos, através dos meios da Autoridade Marítima Nacional que se encontravam no local, solicitou o apoio de embarcações marítimo-turísticas que se encontravam na zona, para transportarem os passageiros do veleiro para terra. A bordo ficaram dois dos ocupantes para que, com o apoio da embarcação da Estação Salva-vidas de Sagres, se conseguisse retirar o veleiro da zona rochosa, sendo este, posteriormente, acompanhado para o Porto de Lagos. Foi pedida a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Lagos para ser disponibilizado um aparelho de esgotamento de água.
O Comandante-local da Polícia Marítima e Capitão do Porto de Lagos coordenou a ação de salvamento e o Comando-local da Polícia Marítima de Lagos tomou conta da ocorrência.