Iniciativa a nível nacional que apela à segurança rodoviária dos agentes que intervêm na resolução de sinistros ou que desenvolvem trabalhos nas autoestradas portuguesas, lançada pela Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP)
Foi lançada hoje uma campanha de segurança rodoviária com o objetivo de alertar os condutores para os riscos que correm as equipas de intervenção que trabalham nas autoestradas.
Sob o lema “Respeite quem trabalha na estrada” esta campanha foi desenvolvida inicialmente em 2019 sendo esta nova edição uma versão, alargada a várias concessionárias de Autoestradas, sob a alçada da APCAP envolvendo as concessionárias Autoestradas do Atlântico, Ascendi, Brisa Autoestradas, Brisal, Global Via, Lusoponte, Norscut, Norte Litoral e Via do Infante. Um esforço conjunto de várias concessionárias para promover a segurança das suas equipas e dos seus clientes na rede de autoestradas nacional.
A campanha conta ainda com o apoio da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP).
Tanto as concessionárias como as restantes entidades envolvidas implementam diariamente as melhores práticas ao nível da segurança das suas equipas, servindo esta campanha para atuar numa variável que não controlam – o comportamento dos condutores nas zonas de intervenção.
O princípio é estar junto dos condutores, criar uma nova consciência e apelar à atenção e ao respeito por quem trabalha na estrada através de uma mensagem forte e diferenciada, ilustrada por viaturas sinistradas e representantes das várias entidades que, todos os dias, trabalham para que as vias de circulação se mantenham nas melhores condições.
A decorrer entre julho e setembro, a campanha vai dar a conhecer, em áreas de serviço das autoestradas de Norte a Sul do País, o impacto real de um acidente expondo viaturas sinistradas das concessionárias, do INEM, dos Bombeiros, da GNR e da PSP. Em simultâneo, as equipas que intervêm nas infraestruturas vão interagir com os clientes por forma a divulgar a campanha, convidá-los a responder a um questionário sobre Segurança Rodoviária e recebendo um brinde útil e alusivo à campanha.