No passado dia 30 de junho, foram apurados, na Prova de Seleção, os quatro alunos que irão representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática, na Hungria, de 28 de agosto a 04 de setembro de 2023.
Decorreu no passado dia 30 de junho, no Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, a Prova de Seleção das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI 2023).
Desta prova, resultaram quatro alunos apurados:
Tiago Sousa - 12º ano da Escola Secundária de São João do Estoril;
Luís Barbosa - 12º ano da Escola Secundária Júlio Dantas (Lagos);
Laura Muliar - 11º ano Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima;
Tomás Faria - 10º ano do Colégio Moderno (Lisboa).
Estes foram consistentemente os 4 primeiros na final nacional, na prova de seleção e na prova das olimpíadas da europa ocidental.
A prova decorreu durante a tarde de sexta-feira, em que os oito alunos apurados da Final Nacional das ONI 2023 foram desafiados a resolver quatro problemas. Terminada a prova, foram selecionados os quatro alunos que irão representar Portugal na Hungria, de 28 de agosto a 04 de setembro de 2023, nas Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI 2023).
Esta é a terceira participação de Tomás Faria e a segunda participação de Tiago Sousa nas Olimpíadas Internacionais de Informática, enquanto Laura Muliar e Luís Barbosa representam o país pela primeira vez. A acompanhá-los, estará o Team Leader, o professor Pedro Ribeiro, e o Deputy Leader, Henrique Navas, ex-concorrente das Olimpíadas Internacionais de Informática.
No fim-de-semana de 8 e 9 de julho houve também participação remota no CIIC (Concurso Ibero-Americano de Computação), que este ano recebeu uma nova "marca": OII (Olimpíadas Ibero-Americanas de Informática).
Nesta fase Ibero-Americana, na qual participaram mais de 100 concorrentes de 14 diferentes países, Portugal conquistou 3 medalhas. As medalhas foram conquistadas pelo Luís Barbosa, Laura Muliar e Diego Ferreira. Participaram também o Afonso Sancho, o Vasco Carmo e o Pedro Peixoto (os alunos Tiago Sousa e Tomás Faria não puderem participar por estarem no Japão, a representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Matemática).
Esta iniciativa conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República e do Ministério e é patrocinada pela Fundação Calouste Gulbenkian, NTT Data, Ciência Viva e Fundação para a Ciência e Tecnologia, contando com os apoios da FCA – Editora de Informática e Porto Editora.
Links úteis: