«Nat Dêxes Ir Abaixe» e novas músicas dos Íris apresentados em São Brás de Alportel

11:09 - 24/07/2023 SÃO BRÁS DE ALPORTEL
«Nat Dêxes ir Abaixe – encontro de vida, arte e inclusão» deu nome ao evento que teve lugar no passado dia 20, no Museu do Traje de São Brás de Alportel.

Num momento único, foi muita emoção que centenas de pessoas puderam sentir e presenciar, na apresentação do livro “Nat Dêxes ir Abaixe” escrito por Cristina Terêncio mãe do Gonçalo Assunção.

É um livro inspirador, que não deixa ninguém indiferente. A totalidade das receitas da sua venda revertem para o Movimento Prometo Viver, atualmente já constituído como associação, que já está a preparar o seu segundo evento, para o próximo dia 30 de setembro, apadrinhado pelo jornalista Mário Augusto, cujas receitas reverterão, desta feita, a favor de famílias que precisam de ajuda para fazer frente às dificuldades advindas de situações de paralisia cerebral, fruto de uma parceria com a Associação de Paralisia Cerebral de Faro (APPC Faro).

Nesta apresentação, estiveram presentes vários nomes, entre eles, a mãe de Gonçalo Assunção, Cristina Terêncio e o tio do jovem, Joaquim Terêncio, Marlene Guerreiro, vice-presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Domingos Caetano, vocalista dos Íris, o escritor Pedro Chagas Freitas.

O livro foi apresentado pelo conceituado escritor português Pedro Chagas Freitas que se associou ao movimento desde a primeira hora e é responsável pelas letras das duas novas músicas da banda Íris que foram apresentadas pela primeira vez durante o encontro.

Recordamos que Gonçalo Assunção faleceu em 10 de maio de 2021, não resistindo às sequelas sofridas num grave acidente de viação ocorrido meses antes. O jovem navegador vivia em S. Brás de Alportel, filho de Luís Assunção, um dos mais consagrados navegadores dos anos de ouro do Campeonato Sul de Ralis.