(iStock/Pexels)
Proteína whey: 5 verdades e mitos

15:35 - 02/08/2023 ATUALIDADE
Enquanto adeptos do fitness, estamos sempre à procura de novas formas de incrementar o nosso desempenho e acelerar a nossa recuperação.

Entre a multitude de suplementos desportivos existente no mercado, a proteína whey é aquela que costuma desempenhar um papel preponderante, dada a sua vasta popularidade; contudo, os vários mitos associados a este suplemento alimentar poderão resultar em mal-entendidos, senão mesmo em desinformação.

Passemos, por isso, ao desmantelamento de cinco dos mitos mais comuns em torno da proteína whey, de modo que a verdade seja reposta.

Os 5 mitos mais comuns

1.    “A proteína whey destina-se apenas a culturistas”

Muito pelo contrário, a proteína whey é benéfica para todos e não apenas para culturistas e atletas; enquanto fonte de proteína de alta qualidade, é enriquecida com todos os aminoácidos necessários à reparação muscular, à manutenção do sistema imunitário e ao bem-estar geral de cada um de nós.

Ainda que o teu objetivo não seja ganhar músculo, a inclusão da proteína whey na tua alimentação poderá ajudar-te a manter o teu volume de massa muscular normal, simultaneamente contribuindo para a sustentabilidade da tua saúde e do teu bem-estar.

2.    “O consumo de proteína whey leva ao aumento de peso”

De novo, muito pelo contrário, a proteína whey ajuda a perder peso; na qualidade de nutriente saturante, este suplemento reduz a sensação de fome, prevenindo, desta forma, o consumo excessivo.

Além do mais, facilita o processo de síntese muscular, o que, por sua vez, conduz ao aumento de massa muscular, que resulta em taxas de metabolismo mais elevadas, permitindo, assim, que a presença de massa gorda no organismo se reduza.

Não te esqueças de que é o consumo em excesso de calorias que contribui para o aumento de peso, e não a proteína whey.

3.    “A proteína whey danifica os rins”

Nunca foi cientificamente comprovado que a toma moderada de proteína whey é prejudicial aos rins de um indivíduo saudável; em todo o caso, quem tiver um histórico de insuficiência ou qualquer outra doença do foro renal deverá sempre consultar um profissional de saúde devidamente credenciado antes de introduzir quaisquer suplementos desportivos na sua dieta.

4.    “A proteína whey serve de substituto a uma alimentação equilibrada”

Embora a proteína whey seja uma valiosa adição a uma alimentação equilibrada, não é verdade que a primeira deva substituir a segunda; uma alimentação variada oferece toda uma gama de nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo, algo que um único suplemento alimentar não é capaz de proporcionar.

É por isso que a proteína whey deve ser encarada, precisamente, como nada mais do que um suplemento, e nunca como um substituto de uma alimentação saudável e equilibrada.

5.    “Todos os suplementos de proteína whey são iguais”

Nem todos os suplementos de proteína whey são criados à mesma imagem; a qualidade de cada um poderá variar de acordo com determinados fatores como a fonte de whey, a metodologia utilizada no seu processamento e ingredientes adicionais.

É, assim, importante ler o rótulo cuidadosamente e escolher um suplemento de proteína whey de alta qualidade que se enquadre nos teus objetivos e nas tuas necessidades alimentares.

Em conclusão

Está comprovado que a proteína whey conquistou merecidamente um lugar de destaque na qualidade de um dos suplementos desportivos mais eficazes do mercado para atletas, adeptos do fitness e todos aqueles que se importam com a sua própria saúde e com o seu bem-estar.

No entanto, é fundamental desmistificar todas as falsidades em torno da proteína whey, de forma que se possa tirar o máximo partido das suas vantagens no âmbito de uma alimentação saudável e equilibrada.

Nunca é demais lembrar que, embora os suplementos à semelhança da proteína whey te ajudem a atingir os teus objetivos de fitness, os mesmos devem ser utilizados em simultâneo com as práticas de uma dieta saudável e de exercício físico regular.

Como sempre, deves consultar um profissional de saúde ou um nutricionista credenciado que possa fornecer-te assistência guiada com base nas tuas necessidades e nos teus objetivos individuais.

Resumidamente, a proteína whey é um suplemento versátil e benéfico, desde que utilizado corretamente.

Ao termos desfeito estes mitos, esperamos ter-te oferecido um claro entendimento do que é a proteína whey e do papel que desempenha em relação à tua alimentação.

Não importa se és um atleta, um culturista ou alguém que simplesmente procura melhorar a sua saúde e o seu bem-estar – a proteína whey é definitivamente um valioso acréscimo à tua dieta.