Nos últimos dias, foi dado a saber, através da comunicação social, que a empresa Sun Concept, o único estaleiro naval de embarcações sustentáveis em Portugal, abandonou Olhão e o Algarve para se instalar em Setúbal.
Lemos, em entrevista ao jornal Sul Informação, que o responsável da empresa não conseguiu encontrar, quer no concelho de Olhão, quer na região do Algarve, maiores e melhores instalações, adequadas às necessidades da empresa em crescimento, que já exporta 80% da produção.
A empresa alega também a dificuldade de encontrar mão-de-obra qualificada no Algarve, daí ter optado por deslocalizar a operação para Setúbal.
O PSD Olhão lamenta que o Município de Olhão não tenha tido capacidade de fixação para uma empresa inovadora - instalada na zona industrial da cidade desde 2015 - e apontada nos últimos anos como um exemplo de diversificação económica no concelho, muitas vezes usada como cartão-de-visita nas passagens oficiais do Primeiro-ministro e da comitiva do governo por Olhão.
Para o PSD Olhão, este é mais um sinal inequívoco de que Olhão, em particular, e o Algarve, em geral, não estão a ter capacidade de fixação de investimento e de mão-de-obra qualificada, por não oferecerem as condições propícias a atividades económicas diferentes do turismo.
Acreditamos que a solução para que Olhão não se torne apenas um concelho de diversão é a diversificação da sua base económica, aliada à construção de habitação a custos controlados, de modo a poder atrair mais investimento, mais mão-de-obra qualificada e, por consequência, conseguir ser um concelho atrativo à fixação dos jovens.
Sublinhamos que, segundo dados do último Censos (2021), Olhão foi dos concelhos do Algarve que mais perdeu população jovem, um dado que deve levar o ainda Executivo Municipal PS a repensar a sua estratégia económico-social.