JOÃO MATIAS VENCE EM LOULÉ E RAFAEL REIS RECUPERA A AMARELA

18:14 - 12/08/2023 DESPORTO
João Matias deu a terceira vitória à Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua nesta Volta a Portugal Continente, depois de vencer ao sprint, em Loulé, a terceira etapa em linha da prova.

Leangel Lioñarez, camisola amarela à partida, ficou para trás e viu Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor) assumir de novo a liderança da classificação geral.

A terceira etapa em linha ligou Sines a Loulé, numa tirada de 191,8 quilómetros, a terceiro mais longa da competição. Logo aos dois quilómetros, Wesley Mol (Bike AID), Lars Quaedvlieg (Universe Cycling Team) e Nuno Meireles (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) partiram para aquela que seria a única fuga do dia.
 
O trio chegou a ter 10 minutos de vantagem e manteve-se fugido até aos últimos sete quilómetros. Foi aí alcançado pelo pelotão, já depois de Wesley Mol dominar as três metas volantes do dia e de Lars Quaedvlieg vencer o primeiro prémio montanha. Foi também aí que Leangel Lioñarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), camisola amarela à entrada para a etapa, quebrou numa subida e ficou para trás.
 
A corrida acabou mesmo decidida ao sprint e sorriu a João Matias, que bateu a concorrência de Oscar Pellegri (Burgos-BH) e Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor) e deu a terceira vitória consecutiva à Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua. O ciclista português subiu ao segundo lugar da classificação geral, a dois segundos de Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor), que recuperou a camisola amarela que já havia envergado após o prólogo. No terceiro lugar da geral, a quatro segundos, está Lukas Meiler (Team Vorarlberg Santic).
 
Nas restantes classificações, apesar da etapa menos conseguida, Leangel Linarez manteve a liderança nos postos, sendo que também Luís Ángel Maté continua líder na montanha e a Glassdrive-Q8-Anicolor segue como a melhor equipa da competição até ao momento. A única alteração aconteceu na juventude, com Pablo García (BAI-Sicasal-Petro de Luanda) a envergar agora a camisola.
 
A 84.ª edição da Volta a Portugal continua este domingo, com a quarta etapa em linha, uma tirada de 184,5 quilómetros, novamente propícia a uma chegada ao sprint, que vai partir de Estremoz às 12h40 e tem chegada prevista a Castelo Branco às 17h26.