Desde o dia 14 e até amanhã, dia 18 de agosto estão a decorrer trabalhos arqueológicos em Monte do Trigo, para estudo de um menir (isto é, um monumento em pedra do período neolítico, com cerca de 5500 anos) descoberto neste local, em junho de 2021
Trata-se de um projeto sa iniciativa do Município de São Brás de Alportel, em parceria com a Universidade do Algarve.
Esta campanha tem como objetivo principal a escavação de várias sondagens, uma destas junto ao achado, para busca de outros vestígios relacionados com o mesmo.
No âmbito destes trabalhos, também decorrem a prospeção e o levantamento sistemáticos da área envolvente, de forma a documentar este espaço e verificar a eventual presença de outros monumentos similares.
As escavações contam com a participação de diversos estudantes de arqueologia, maioritariamente da Universidade do Algarve, dando continuidade aos estudos sobre este tema que a universidade tem vindo a desenvolver noutros concelhos algarvios e mesmo noutras regiões do País.
Os trabalhos no Monte do Trigo inserem-se num projeto de investigação sobre o património histórico-arqueológico do concelho, aprovado pela Direção-Geral do Património Cultural para o biénio de 2023-2024, e contam com o apoio logístico da Câmara Municipal de São Brás de Alportel.
Promovido por iniciativa do município, este projeto resulta de um protocolo de colaboração firmado em 2022 com a Universidade do Algarve. Os resultados preliminares desta intervenção e do respetivo projeto serão apresentados durante as “Jornadas Europeias do Património 2023”, no final do próximo mês de setembro em data a anunciar.