Subordinado ao tema da “Água”, o “Prémio Sustentabilidade” tem um valor de dois mil euros e foi lançado este ano, no âmbito da 9.ª edição do Opto – Fórum de Educação e Formação do Algarve, organizado pelo Município de Albufeira em parceria com diversas entidades ligadas à Educação e Formação. O trabalho vencedor é uma poesia intitulada “Água em sublimação”. Satisfeito com o percurso deste jovem, José Carlos Rolo, em conversa com o premiado, observou que “de facto, o tema da água é um dilema plural”.
Chama-se José Fernandes e é o vencedor do “Prémio Sustentabilidade”, no valor de € 2.000,00, lançado este ano pela primeira vez no âmbito do OPTO – Fórum de Educação e Formação do Algarve, organizado pelo Município de Albufeira em parceria com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região Algarve e o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional.
A primeira edição do “Prémio Sustentabilidade” foi subordinado ao subtema "Água” e sendo da responsabilidade do Município, foi entregue esta manhã a José Fernandes, da EBSA – Escola Básica e Secundária de Albufeira, que se fez acompanhar pela mãe e pela professora Isabel Jorge.
José Fernandes apresentou um poema intitulado “Água em sublimação” onde defende um outro olhar para os oceanos, dizendo acreditar que “as artes e, nomeadamente a poesia, podem ajudar a salvar. A poesia ensina a ouvir e é preciso aprender a ouvir a natureza”. Este aluno ruma no próximo ano letivo para Braga, onde vai iniciar a sua licenciatura em Engenharia Informática, na Universidade do Minho.
José Carlos Rolo recebeu o jovem no seu gabinete na passada sexta-feira, tendo expressado o seu contentamento pelo sucesso escolar obtido em Albufeira e encetou um diálogo afável, referindo-lhe que “de facto, o tema da água é um dilema plural”. O autarca sublinhou que “a sustentabilidade do planeta é da ordem das opções e por isso é que nesta nona edição do Opto, que é um certame que apoia as opções dos jovens, que lançámos este desafio”.
Presente nesta entrega do prémio esteve, igualmente, o vice-presidente da autarquia, Cristiano Cabrita, que assume os pelouros do Ambiente e do Empreendedorismo, mas também da Juventude. O edil apresentou os seus parabéns ao vencedor e frisou posteriormente que “os jovens são um valor maior e têm uma visão do mundo à qual é necessário estar-se atento. Albufeira lançou este ano este prémio no âmbito do Opto e esperamos que seja um incentivo à nossa juventude para que se debruce sobre questões fundamentais no âmbito da sustentabilidade. Acredito que no futuro, estes jovens serão a solução de muitos dos nossos questionamentos”.
José Fernandes confidenciou que o prémio lhe será útil para o pagamento de propinas e mostrando-se satisfeito, desejou sucessos ao Prémio Sustentabilidade lançado neste ano pela Autarquia.