Associação Internacional de Congressos e Convenções Reúne Capítulo Ibérico em Albufeira

10:35 - 17/04/2015 ALBUFEIRA
Até ao próximo dia 18 de abril, o Hotel EPIC Sana acolhe a Reunião Anual e Assembleia Geral do Capitulo Ibérico da ICCA – Associação Internacional de Congressos e Convenções.

O presidente da Câmara de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, teve oportunidade de se encontrar com Direção e participantes deste Encontro. O autarca evidenciou as qualidades de Albufeira e do Algarve e desafiou os presentes a apostarem cada vez mais na região.

Com mais de um milhar de membros em todo o mundo, a ICCA - Associação Internacional de Congressos e Convenções é a maior e mais representativa associação do setor do Turismo de Negócios. Abrangendo mais de 90 países, a Associações dispõe de uma base de dados de mais de 11 mil congressos.

A ICCA divide-se em 11 capítulos, um dos quais ibérico, que junta um total de 60 membros oriundos de Portugal e Espanha. Anualmente, um dos países da ICCA acolhe a Reunião Anual, após prévia apresentação de candidatura. Este ano, por votação dos associados, o Algarve foi a região escolhida.

Ao longo destes três dias, o Encontro reúne representantes de empresas de grande relevo no setor do Turismo de Negócios e conta também com a presença de diretores de dez Associações clientes que terão oportunidade de conhecer toda a oferta do Algarve nesta área. A criação de oportunidades relevantes de negócio, aprendizagem e desenvolvimento profissional, numa dinâmica de networking, interação e partilha, são objetivos da organização.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira teve oportunidade de marcar presença na abertura da Reunião, que decorreu esta terça-feira, 15, tendo sido recebido por Alexandra Torégão, presidente do Comité Executivo do Capítulo Ibérico da ICCA.

Na sua intervenção, o autarca evidenciou as qualidades de Albufeira e do Algarve para o acolhimento de iniciativas ligadas ao setor, tendo destacado “as acessibilidades, a qualidade dos equipamentos existentes, as condições ao nível de saúde e da segurança, e toda a componente típica do “ser português” que se traduz na nossa simpatia, no bem receber, na cultura e gastronomia”. Para Carlos Silva e Sousa, “o turismo de negócios tem hoje uma expressão crescente no nosso panorama, porque os senhores empresários souberam investir, cabendo à autarquia um papel determinante para que o concelho mantenha condições de excelência nas suas infraestruturas que permitam valorizar este importante nicho que contribui para esbater os efeitos da sazonalidade da nossa atividade turística”. O autarca salientou ainda que o setor de Congressos “é uma área que importa promover porque traz pessoas à região para trabalharem num local de eleição sendo que essas pessoas, ao conhecerem a região, podem depois elegê-la para os seus períodos de férias”. Nesse sentido, Carlos Silva e Sousa mostrou-se disponível para colaborar com os empresários na promoção de Albufeira enquanto destino de congressos e encontros de negócios.

A Reunião decorre até ao próximo dia 18 e prevê um vasto conjunto de atividades que decorrem um pouco por toda a região. 

 

Por CM Albufeira