A Associação Casa-Museu José Pinto Contreiras (ACMJPC) apresenta a obra Cartões Falantes, um diálogo entre alguns dos trabalhos artísticos de Maria do Céu Miranda (Lili) e do conhecido poeta e resistente Manuel Madeira [13 julho 1924-28 maio 2016].
O livro sublinha o desafio que os “cartões de amigos” executados por Lili, nas suas variadas técnicas plásticas, exerceu sobre a veia literária de Manuel Madeira, expressa através da sua prosa poética e interpretação filosófica. Como refere a crítica literária e amiga dos autores, Catherine Dumas, no posfácio da obra, «Este livro é único na obra do poeta Manuel Madeira por ser composto de fragmentos de prosa filosófico-poética, mas sobretudo por adoptar a forma clássica da écfrase ao acompanhar por palavras as imagens visuais propostas pela pintora Lili».
A sessão decorrerá na Biblioteca Municipal José Mariano Gago, em Olhão, na sexta, dia 22 de setembro, a partir das 18h00 e o livro será apresentado por Adriana Freire Nogueira, diretora regional de Cultura do Algarve. A sessão contará também com a presença de Adão Contreiras (vice-presidente da ACMJPC), Natércia Cortes Madeira (filha do poeta/escritor) e da autora das ilustrações, Maria do Céu Miranda. Após a apresentação, seguir-se-á uma sessão de autógrafos para quem quiser adquirir o livro.
O livro Cartões Falantes tem o patrocínio da Câmara Municipal de Silves, e é a terceira obra editada pela ACMJPC, associação sediada nos Gorjões, freguesia de Santa Bárbara de Nexe/Faro.
Por: ACMJPC