Freepik
Calendário de férias: descobre para onde viajar em cada mês do ano

18:54 - 08/10/2023 ATUALIDADE
Gostas de viajar o ano todo? Então pega no caderno e aponta os destinos de férias perfeitos para cada mês do ano.

Férias são para ser gozadas durante todo o ano. Claro, os portugueses têm uma tendência para o fazer principalmente nos meses de verão, o que torna esta altura na época alta para muitos destinos. Mas há outras alternativas: para quem quer fugir ao inverno, quemviaja sozinho, quem tem de se adaptar ao calendário escolar, quem tem um budget a cumprir, e para os que preferem não ser mais um em milhares a viajar em agosto.

De janeiro a dezembro, estes são alguns dos sítios para ir de férias mais imperdíveis.

 

Janeiro: aproveitar para viajar durante o frio

Aurora boreal na Noruega
 
Pexels

As temperaturas baixam e tudo o que apetece é ficar refugiado no sofá debaixo do conforto de uma manta. Ainda assim, o inverno traz oportunidades imperdíveis para pôr na mala todas as camisolas térmicas e ir ao Norte da Europa. Propomos a Noruega, onde o frio é desafiante nesta altura do ano, mas vale a pena, pela chance de ver a famosa aurora boreal dos países nórdicos.

Fevereiro: aproveitar viagens de inverno baratas

Carnaval no Rio de Janeiro
 
Freepik

Portugal mantém-se frio e continuamos a apostar nas viagens de inverno baratas. Nomês do Carnaval, Santa Cruz de Tenerife é um destino imperdível: as temperaturas são altas, tem um dos mais populares desfiles de Carnaval e não fica demasiado longe de Portugal. Basta um fim de semana (e as roupas mais coloridas) para conseguir usufruir ao máximo deste Entrudo. Para os que querem sentir o verdadeiro Carnaval e o verdadeiro calor, não há dúvidas de que o Rio de Janeiro é uma ótima viagem de fevereiro.

 

Março: receber a primavera a viajar

Flor de crejeira
 
Freepik

À medida que a primavera se vai fazendo notar, entramos na época do turismo botânico: escolhemos um destino para ver ruas floridas. O Japão chama no início de março. Começa a época das flores de cerejeira, que podem ser apreciadas em Quioto, uma das cidades japonesas mais tradicionais. Mas os que se aventuram a ir a este destino asiáticodevem, idealmente, dedicar pelo menos 10 dias à descoberta de esta e outras cidades, como Osaka e Kobe.

Abril: descobrir as tulipas de Amesterdão

Viajar para Amesterdão
 
Pexels

Por falar em flores, as últimas semanas de abril são para ir a Amesterdão, onde o tempo já está ameno e podem ver-se campos repletos de tulipas floridas. Esta escapadinha europeia, que pode ser cumprida em pouco mais de um fim de semana, pede malhas, cachecóis e um chapéu de chuva. Afinal “abril, águas mil” também se aplica a Amesterdão.

Maio: viajar com os primeiros dias quentes do ano

Helsínquia em maio
 
Pexels

As temperaturas vão subindo e a Europa vai-se tornando num destino cada vez mais apetecível. Para quem não lida bem com o inverno, a partir desta altura já se torna mais fácil visitar países do Norte. Helsínquia, onde já não faz tanto frio, é um destino a considerar para viagens a solo, uma vez que a Finlândia é considerado um dos países mais seguros e o mais feliz do mundo.

Junho: fazer férias a dois

Viagem à Croácia
 
Foto de Peter Fazekas, Unsplash

Com o ano escolar a chegar ao fim, o início de junho pode ser a última oportunidade para uma viagem de casal antes da chegada oficial do verão. Se o objetivo for desligar da rotina, Dubrovnik, na Croácia, já é um verdadeiro destino paradisíaco nesta altura do ano, mas sem os preços altos habituais. A cidade ganhou reconhecimento depois de ter servido de cenário para A Guerra dos Tronos, e, apesar de ter das praias mais baratas da Europa, ainda escapa à enchente de turistas.

Julho: aproveitar o ponto alto do verão

Férias no Brasil
 
Pexels

O verão chegou e, com ele, todos os turistas que não conseguem resistir aos encantos portugueses. Por isso, mesmo quem não gosta de tirar férias de verão talvez precise de uma escapadinha. O Brasil é dos melhores sítios para aproveitar as férias escolares, levar toda a família e os fatos de banho. No Pantanal, em Mato Grosso, há piranhas, tucanos e onças para ver e uma enorme cultura gastronómica para descobrir. É um sítio ideal para levar os mais novos, com a garantia de que estarão sempre entretidos e longe da confusão.

Agosto: viajar com os amigos e aproveitar o sol

Férias na Serdenha
 
Pixabay

Neste último mês de verão, há duas hipóteses: fugir ao calor, ou aceitá-lo. Quem está disposto a aceitar o desafio do calor tem de visitar a Sardenha, onde ainda resta um vestígio da ruralidade italiana. A ilha no Mediterrâneo tem de tudo um pouco: praias, história e uma das melhores gastronomias do mundo. Como tantas cidades italianas, este é o destino para uma viagem romântica ou um programa com os amigos.

 

Setembro: o regresso à normalidade de uns, início de férias de outros

Vale de Napa, Califórnia
 
Unsplash

O mês em que tantos voltam ao trabalho é, para outros, aquele em que se dedicam às férias. Como menos turistas e preços mais baixos, esta é uma boa altura para investir numa viagem mais longe. Setembro é também o mês das vindimas, portanto a melhor altura para ir sozinho ou acompanhado ao Vale de Napa, na Califórnia, onde o vinho é uma das principais atrações. Para além de estar próximo do centro da indústria cinematográfica e de todas as suas atrações, é uma localidade onde a paz de alma é a atividade principal

Outubro: a magia dos tons quentes do outono

Descobrir as Terras Altas
 
Pexels

Com o outono instalado na Europa, a maioria dos países cobrem-se de uns tons acastanhados que as tornam ainda mais encantadores. Longe das cidades, estão asTerras Altas da Escócia: uma zona montanhosa saída de um livro de contos de fadas. Rodeada de natureza e sem uma metrópole por perto, é o destino de outono para levar uns quantos livros na mala e passar uns dias à lareira (não admira que fosse o local de férias eleito por Rainha Isabel II).

Novembro: fazer férias no frio tem outro encanto

Descobrir Nova Iorque no outono
 
Unsplash

O frio está oficialmente de volta e é nesta época do ano que certas cidades ficam especialmente bonitas. É o caso de Nova Iorque, que fica pintada de cores de outono e já não está em época alta para turistas, o que significa que há muito menos turistas e ospreços estão mais baixos. Além disso, a principal avenida da cidade pode estar transformada na próxima vez que a visitares.

 

Dezembro: descobrir os natais das cidades do Norte da Europa

Mercados de Natal Budapeste
 
Pexels

Neve, uma lareira crepitante e uma bebida quente entre as mãos. Isto é o que significa dezembro para tantos, os que passariam uns bons dias em Zurique ou Budapeste, onde o inverno dá outra vida às cidades do Norte da Euorpa. Os que mais apreciam a época natalícia podem desfrutar de um percurso pelos mercados de Natal europeus a não perder.

Por: Idealista