Ao início da tarde de ontem, dia 23 de outubro, decorreu no auditório da Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres (ESLA) uma palestra que abordou a temática dos riscos costeiros em Quarteira (sismo, tsunami e avanço do mar) de uma forma simples e descomplicada.
A palestra foi ministrada pelo geólogo Óscar Ferreira, especialista em Dinâmica, Riscos e Gestão Costeira, docente na Universidade do Algarve. Óscar Ferreira começou por referir que esta palestra surge do Plano Especial para o Risco Sísmico e de Tsunamis do Algarve, abordando o fenómeno dos tsunamis a nível mundial, registados entre 1410 e 2011.
O Plano Especial de Emergência de Proteção Civil para o Risco Sísmico e de Tsunamis na Região do Algarve (PEERST-ALG) é um instrumento de suporte ao Sistema de Proteção Civil para a gestão operacional em caso de ocorrência de um evento sísmico e/ou a ocorrência de um tsunami na Região.
Passou depois para a região do Algarve e concentrou a sua apresentação em Quarteira. À resposta de um aluno, o geólogo respondeu que “esta escola é um dos locais seguros” em caso de tsunami, por se encontrar num ponto alto da cidade, sendo que o litoral e a parte antiga/histórica é de evitar pelo ao maior risco de derrocada devido às edificações serem muito antigas.
Referiu ainda que a cidade de Quarteira poderá ver atenuados os danos em caso de tsunami, uma vez que a massa de água tenderá a entrar pela Ribeira de Quarteira, pela Foz do Almargem e por Loulé Velho, ao contrário de Vilamoura, que tem um ponto nevrálgico para a entrada da massa de água, a marina, com risco muito elevado de submersão e danos materiais e humanos em todo o seu redor.
A iniciativa, que sobrelotou o auditório da escola, pequeno de mais para acolher todos os alunos que manifestaram interesse em assistir, contou com a presença do presidente da junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto e de Marta Teixeira, do seu executivo.
Por: Jorge Matos Dias