Casas à venda em Portugal: preços caíram em 8 grandes cidades
17:46 - 05/11/2023
ECONOMIA
Preço das casas caiu no Porto em outubro face a setembro. Mas subiu em 9 capitais de distrito, como Lisboa, mostra idealista.
A venda de casas em Portugal está a arrefecer em 2023. E a redução da procura, motivada pela perda de poder de compra devido à alta inflação, bem como pela subida dos juros nos créditos habitação, ajuda a explicar o facto de os preços das casas em Portugal estarem a estabilizar há, pelo menos, quatro meses seguidos, outubro inclusive. Mas, olhando para a realidade do país em detalhe, verifica-se que houve oito capitais de distrito onde os preços das casas caíram, Porto incluído (-0,5%), segundo o índice de preços do idealista. E, por outro lado, observa-se também que as casas continuam a mais caras em nove grandes cidades, com a Guarda a liderar as subidas (4,3%).
Uma vez mais, os preços das casas em Portugal estabilizaram em outubro face ao mês anterior (0,3%). Mas subiram 4,8% face ao mesmo período do ano passado. Afinal, quanto custa comprar casa no nosso país? O preço mediano fixou-se nos 2.500 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês de outubro deste ano, de acordo com o índice de preços do idealista. O que também salta à vista é que a variação mensal de preços das casas não é homogénea a nível nacional.