A Caminhada pela Diabetes, iniciativa anual do Lions Clube Vilamoura, teve lugar na manhã deste sábado, 11 de novembro, com partida e chegada no largo do Centro Autárquico de Quarteira.
Uma iniciativa inserida no programa de caminhadas do IPDJ Faro.
O programa iniciou-se às 8h30m, no Largo do Centro Autárquico de Quarteira, com a entrega de kits.
Às 9 horas, teve lugar, no Auditório do Centro Autárquico, uma conferência sobre a Diabetes pelo médico Mário Lázaro.
Pelas 9h45m, teve lugar o aquecimento para a caminhada, pelo MOOV Fitness Center, em Loulé. A caminhada teve percursos de 5 e 8Km com zona de abastecimento a meio.
Simultaneamente, entre as 10 e as 12h30m, decorreu no mesmo espaço um rastreio à Diabetes e à Tensão Arterial pelo Grupo Calçada Saúde.
A iniciativa contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, e do delegado regional do IPDJ, Custódio Moreno.
O Lions Clube de Vilamoura fez-se representar por uma comitiva liderada pelo seu incansável e abnegado presidente Jorge Madeira.
Telmo Pinto realçou que “nós só conseguimos realizar estes projetos em conjunto. É em união e trabalho conjunto que nós conseguimos lutar pelos interesses coletivos, neste caso, a Caminhada pela Diabetes, uma problemática que existe na nossa vida. Agradeço a vossa presença porque a caminhada é saudável e temos aqui um tema que temos na nossa vida, que não o podemos esquecer e todos juntos podemos contribuir para minimizar o seu impacto“.
Custódio Moreno começou por “cumprimentar o pessoal que veio de lagos. Ainda veio um autocarro cheio, bem como os participantes de Quarteira, Loulé e de outras partes do Algarve que aqui estão (logo se fizeram ouvir vozes a gritar: E de Itália!; E de França!). Aqui o meu amigo Jorge (Madeira), que é um louco como eu, é uma loucura de há muitos anos esta causa da diabetes. É um visionário, uma pessoa que acredita nas coisas e juntamente com outro louco, que é o vosso presidente da junta, um homem sempre disponível para ajudar e colaborar, o Telmo, e estas coisas fazem-se e não é preciso dinheiro. A organização é voluntariado. Portanto, quero agradecer-vos por terem vindo porque caminhar é bom para a saúde e para o IPDJ, claro que esse é o objetivo: sensibilizar as populações. Costumo dizer que há aí um medicamento que é barato, acessível a todas as carteiras e faz um bem terrível à saúde. Convém tomá-lo 3 ou 4 vezes por semana, sem exageros. Esse medicamento chama-se atividade física. Essa atividade previne doenças e dá bem-estar, que é aquilo que se pretende. Parabéns ao Lions Clube de Vilamoura, à Junta de Freguesia de Quarteira, à Câmara municipal de Loulé, à Câmara Municipal de lagos e a todos os provados que estão a ajudar. A vida é isto. Ninguém faz nada sozinho. Esta caminhada está incluída no Calendário Regional de Marchas e Corridas“.
Jorge Madeira agradeceu às entidades envolvidas na organização, referindo que “entregámos na semana passada ao CHUA, em Faro, uma carrinha adaptada para crianças com cancro pediátrico. Trabalhámos 2 anos para concretizar este sonho nosso. A carrinha serve para apoio domiciliário para evitar que as crianças fiquem horas à espera da consulta no hospital. É uma coisa que já se faz noutros países mas tem que começar a ser feito também em Portugal e esta carrinha é uma inovação muito grande que o Lions trouxe e eu tenho o prazer de já ter entregue a carrinha. Estou feliz por toos aqueles que, toos juntos, conseguimos atingir esse objetivo“.
Uma organização do Lions Clube de Vilamoura, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Quarteira, Inframoura e IPDJ Faro.
A iniciativa terminou com um almoço de angariação de fundos no Restaurante A Floresta.
Atualmente, a Diabetes é a mais comum das doenças não transmissíveis com elevada prevalência e incidência crescente. Atinge já cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo e continua a aumentar em todos os países.
Por: Jorge Matos Dias