Créditos: Samuel Mendonça
Bispo do Algarve realiza visita pastoral à paróquia de Albufeira

14:15 - 17/11/2023 ALBUFEIRA
O bispo do Algarve inicia hoje uma visita pastoral à paróquia de Albufeira que se prolonga até domingo.

A visita tem início na igreja matriz com a celebração da Eucaristia, pelas 18h, com a presença de todos os movimentos eclesiais paroquiais. Pelas 21h, D. Manuel Quintas encontrar-se-á com catequistas e catequizandos adultos no Centro Pastoral Beato Vicente.

No sábado, o bispo diocesano encontra-se de manhã com o agrupamento do Corpo Nacional de Escutas e à tarde preside a Eucaristias com participação dos agentes da catequese, no Centro Pastoral Beato Vicente, e da comunidade de Olhos de Água, no Centro Pastoral de Nossa Senhora de Fátima. À noite reúne-se com o Conselho Económico e o Conselho Pastoral Paroquial no Centro Pastoral Beato Vicente.

No domingo, encontra-se de manhã com os agentes da pastoral litúrgica e na igreja de Santa Ana e preside à Eucaristia de encerramento da visita na igreja Matriz, pelas 11h, seguida de almoço no Parque de Campismo.

Esta será a terceira visita deste ano pastoral 2023/2024, depois das visitas às paróquias do Algoz (incluindo a comunidade de Tunes) e da Guia e de Loulé e Querença.

O bispo do Algarve já explicou porque é que tem vindo a realizar visitas pastorais mais curtas em que dedica apenas alguns dias a cada paróquia. D. Manuel Quintas justificou a opção com o desejo de querer visitar ainda várias paróquias do Algarve, pese embora esteja perto de completar 75 anos, idade que, segundo determinação do Direito Canónico, traz consigo a obrigatoriedade de apresentação de resignação ao cargo.

O Código do Direito Canónico estabelece também que os bispos têm a obrigação de visitar toda a diocese ao menos a cada cinco anos, podendo em caso de necessidade, delegar essa tarefa no prelado coadjutor ou auxiliar, ou ainda num padre.

 

Por: Folha do Domingo