Estrangeiros reúnem-se em Albufeira para limpar a praia num sinal de paz e integração

15:32 - 20/11/2023 ALBUFEIRA
Decorreu no sábado dia 18 de novembro na Praia de São Rafael, em Albufeira, a iniciativa de limpeza da praia, organizada pelo grupo de «estrangeiros/foreigners em/in albufeira».

A iniciativa foi no âmbito da comemoração da criação do grupo, há 2 meses, pelo italiano Paolo Funassi. 

O grupo já conta com quase mil membros provenientes de 42 comunidades estrangeiras, porem o fundador garante que muitos mais se juntaram, pois, a presença de estrangeiros em Albufeira é enorme e há pessoas residentes de quase 90 países diferentes. O grupo está com muita visibilidade e iniciativas, de realçar a imagem artística na praia, em homenagem ao grupo, que teve quase 40 mil visualizações.

O grupo muito presente pelas ruas da cidade, auscultando os problemas e tentando promover soluções, tambem perante o Presidente da Câmara durante a Assembleia Municipal de Albufeira.

A iniciativa de sábado da limpeza de praia foi muito participada, sobretudo por famílias. Entre risos e espírito lúdico e de convívio espalharam-se pela praia e pelas arribas com sacos de lixo, a ajudar na limpeza.

De realçar por parte dos organizadores que a zona já é bastante limpa, portanto não foram precisos muitos sacos para recolher o lixo.

Mais iniciativas virão, mas o grupo tem a particularidade de tentar se focar nos pequenos problemas "dos quais ninguém fala nem ninguém se preocupa em resolver, mas que fazem muitas diferenças na vida das comunidades e de toda a cidade."

A próxima proposta daqui a poucos dias será apresentada na Assembleia Municipal e será a de fornecer mediadores culturais para ir ao encontro de milhares de residentes que não falam português.

Funassi declara que "Precisamos de formar uma equipa de mediadores culturais, que atuem pelo menos rotativamente em órgãos como Finanças, Segurança Social e centros de saúde espalhados pelo concelho. É já uma "necessidade gritante". Mais do que tradutores, seriam profissionais que podem fornecer informações sobre questões burocráticas, por exemplo. Além disso, seriam vistos como figuras de referência nas suas comunidades. Por exemplo, eles também podem ser solicitados pontualmente para reuniões escolares ou formações nas empresas."

Fica o convite para se juntar ao nosso grupo, procure-nos no Facebook. O convite é alargado a todos os portugueses incluídos porque a integração favorece a todos.
 

Por: Paolo Funassi