GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com | mscosta2000@gmail.com
Calvo é um apelido muito antigo e pode ter várias origens – Itália, Castela, Guimarães, S. Bartolomeu de Messines…
Bonifácio Calvo, grande poeta de Génova teve que se exilar em Castela no tempo de D. Fernando III (1217-52) …
A hipótese mais credível é a de os “Calvos” Ibéricos descenderem do Conde Lain Calvo e de sua esposa Teresa ou Elvira Nunes (filha de Nuno Belchides e de Agilona). Lain era senhor de Bivar e Villalin, um dos juízes eleitos de Castela (953-981) e foi também antepassado de célebre Rodrigo Dias de Bivar “o Cid Campeador” … o outro juiz eleito era o seu cunhado Nuno Rasura, que foi avô de Fernán Gonzalez, o 1º Conde de Castela (923-70).
No Norte de Portugal houve personagens que se apelidaram de “Calvo”, como Paio Calvo de Toronho casado com Urraca Nunes Velho, em cerca de 1125; ou Rodrigo Fernandez de Castro “o Calvo” casado com Estefânia Perez (filha do Conde Pedro de Trava), em cerca de 1150 (D. Pedro Conde de Barcelos, 1344); ou Ayras Calvo de Bouro que participou na conquista de Toledo (1085) por D. Afonso VI de Castela...
O primeiro do apelido com seguimento genealógico e que pode ser descendente do(s) anterior(s) foi Martim Mendes de Calvos (fig. Brasão), que possuía a honra e quinta de Calvos, na freguesia de Santa Maria de Gémeos e município de Guimarães, segundo consta nas inquirições de D. Dinis (1261-1325).
Afonso Vaz de Calvos, naturalmente descendente de Martim Mendes, foi criado de D. Afonso I, Duque de Bragança e teve mercê de D. Afonso V, em 1454 “de não ser obrigado a exercer nenhum ofício de ordenança, no Porto, cidade onde vivia” (Armorial Lusitano, 1961). A sua geração deu continuidade ao apelido…
Em S. Bartolomeu de Messines encontra-se o sítio de Calvos, topónimo que pode vir de alguém desse apelido.
Em Loulé, encontrou-se Martim Calvo que foi em 1316 proprietário de um moinho (M. F. Botão, 2009) no lugar de Quarteira.
Também em Loulé, Steve Gil Calvo foi testemunha em 1385, numa das “Actas de Vereação de Loulé”, sobre tabelamento do preço da carne…