Monterroio

11:01 - 01/01/2024 OPINIƃO
GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

Monterroio ou Monterroso é apelido (fig. Brasão) originário do município do mesmo nome, da comarca de Ulhoa e província de Lugo, na Galiza.

Romão Fruelaz foi o 1º Conde de Monterroso. Nasceu cerca de 745, filho do 3º Rei das Astúrias, D. Froila I “o Cruel” (757-68) e de Ermesenda Romães. Casou com Teresa de Arias (filha de Arias Peres do Sirgal).

Rodrigo Romães, filho de Romão e de Teresa de Arias, nasceu antes de 768, foi 2º Conde de Monterroso e conquistou Santa Maria de Ortigueira. Foi casado com Emília, irmã do Rei Egberto de Wessex (802-38).

Romão Rodrigues, filho dos anteriores, 3º Conde de Monterroso, casou com Gontinha (filha do Conde Adoinho da Ribeira e de Gontrade).

Rodrigo Romães, filho dos anteriores, foi 4º Conde de Monterroso, casou com Udraica Guterres.

Pedro Rodrigues, filho dos anteriores, foi 5º Conde de Monterroso e casou com Agilona Soares Dera (filha de Soeiro Osores Dera).

Arias Peres, filho dos anteriores, foi 6º Conde de Monterroso e Ortigueira.

Gonzalo Arias, filho do anterior, foi 7º Conde de Monterroso.

Gomes de Castella, filho do anterior, foi 8º Conde de Monterroso e casou com Gontrode Rodrigues de Ulhoa.

Álvaro Vasquez Monterroso, descendente dos Condes, foi casado com Maria Gil. Seguiu o partido do Rei D. Pedro de Castela contra o irmão D. Henrique e por isso teve que se exilar em Ribadouro (1369), introduzindo assim o apelido em Portugal.

Gil Álvares Monterroio, filho dos anteriores, foi fidalgo da casa de D. João I (1385-1425).

Fernão Gil Monterroio, filho do anterior, participou na conquista de Ceuta (1415), foi criado e tesoureiro de D. Duarte e feito Cavaleiro (1450) por D. Afonso V (1432-81). Seria pai de Álvaro Fernandes.

Álvaro Fernandes de Monterroio, casado (c. 1440) com Catarina Fernandes, foi Fidalgo da Casa Real de D. Afonso V. Afonso Fernandes de Monterroio foi filho do anterior, pai de Cristóvão de Monterroio, nascido em Sintra em cerca de 1475 e avô de Filipa de Monterroio, nascida em Quelfes (c. 1500) e casada com Gaspar Simões de Mascarenhas.