Ávila

09:00 - 14/01/2024 OPINIÃO
GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

Ávila, como apelido (fig. Brasão) é patronímico da capital da província Castelhana do mesmo nome. A Cidade tem uma população de cerca de 60 000 habitantes. As suas muralhas e a Catedral del Salvador, bem como todo o centro histórico, foram declarados património da humanidade (UNESCO, 1985).

A genealogia de Ávila deriva de Ximeno Sanchez, sexto neto de Afonso de Braga e de Marquesa, sua esposa, fidalgos Asturianos do século IX (Armorial Lusitano, 1987).

Vasco Ximeno foi filho de Ximeno Sanchez e de Argonta, sua esposa. Viveu em Salas, nas Astúrias e quando D. Afonso VI mandou o seu genro Raimundo de Borgonha povoar Ávila, após a sua reconquista (1088), Vasco foi um dos primeiros que para lá passou. Ximeno, Ximena e Fortum Vasquez foram filhos de Vasco Ximeno e de sua esposa Olalha Garcez, notáveis da cidade e com descendência.

Os Ávilas passaram a Portugal por várias vezes, nomeadamente via Anton Gonzalez d’Ávila e Juan Gonzalez d’Ávila (filhos de Juan Sanchez de Bettencourt), os quais chegaram a Almada no século XV, tendo ambos passado em datas e situações diferentes aos Açores, onde o apelido é frequente…

Afonso Lopez d’Ávila veio como refugiado por ter apoiado a fação derrotada na Guerra de Sucessão Castelhana, que opôs Dona Joana a sua tia, mais tarde conhecida como Dona Isabel “a Católica”, Rainha de Espanha (1474-1504). Afonso casou em Portugal com irmã do bispo de Ceuta, Manuel de Vasconcelos, deixando geração.

Em Loulé, chegou de Castela Francisca d'Ávila, filha do fidalgo Castelhano Luís d’Ávila. Francisca casou com Fernando Arrais de Mendonça em cerca de 1550.

 Fernando Arrais de Mendonça foi filho de Pedro Arrais de Mendonça e neto de outro Fernando Arrais de Mendonça, o qual veio viver para Loulé em 1339, depois das pazes entre os Reis D. Afonso V de Portugal e o seu genro D. Afonso XI de Castela.

Este último Fernando Arrais de Mendonça foi filho Pedro Dias Furtado de Mendoza e de Maria Arrais (filha do Fronteiro-Mor de Castela contra o Algarve, Fernando Arrais)...