Vai a Direção da Associação Cívica Tomaz Cabreira, comemorar o 159° Aniversário do nascimento de Tomaz Cabreira (23 de janeiro 1865), seu patrono.
Organizando um programa cultural
16h - Visita Guiada aos Banhos Islâmicos de Loulé
18:30 - Intervenção de Verónica Guerreiro - MACA Movimento Algarve, sede da Cívica Tomaz Cabreira
20h - Jantar
Comemoração a realizar no dia 20 de janeiro de 2024.
A Associação Cívica Tomaz Cabreira.
Tomaz Cabreira exerceu as suas atividades sociopolíticas e culturais em tempos muito difíceis, com dificuldades de diversa ordem: económicas, financeiras, guerra e pandemia.
Passados 100 anos vivemos uma situação semelhante, ainda não de guerra, mas verificamos o surgimento de posicionamentos de cariz extremista que são maus augúrios para um futuro que todos queremos de liberdade, igualdade e mais fraterno.
Tomaz Cabreira teve um papel importante enquanto, escritor, professor e político. Destacamos a organização do primeiro congresso do Algarve, que permitiu fazer um levantamento das necessidades e apontar caminhos ainda hoje relevantes. Mantendo viva a sua memória, consideramos que a cabe à cultura um papel importante no desenvolvimento da nossa região.
A Associação Cívica Tomaz Cabreira - Cidadania e Participação é uma associação sem fins lucrativos que tem por objeto "a intervenção cívica e a divulgação cultural", com sede na zona de Faro, a qual foi constituída em 29-01-2010, por um conjunto de pessoas interessadas sobre as questões da cultura e da participação dos cidadãos nas mais diversas áreas da sociedade.
De acordo com os respetivos Estatutos, esta Associação, visando a promoção dos ideais democráticos, aspira a uma participação ativa na "construção de uma sociedade livre, inclusiva e solidária", através da promoção e defesa da igualdade dos cidadãos e de uma cidadania ativa.
Efetivamente, Tomaz Cabreira, nascido em 23-01-1865, foi militar, professor e escritor, e também político, designadamente Ministro das Finanças de Portugal em 1914, tendo sido um homem intimamente ligado à implantação da República, e aos seus valores universais. Daí a inspiração nesta personagem, um algarvio de referência nacional, para a denominação desta Associação, cuja intervenção se pretende que seja de nível regional e também global.
O Presidente da Direção
Luís Barriga

