Durante o passado fim-de-semana, Albufeira recebeu o Campeonato Nacional de Sub-21 Latinas e Standard, iniciativa que faz parte do calendário anual da FPD – Federação Portuguesa de Dança Desportiva.
O evento decorreu no sábado, dia 27 de janeiro, no Pavilhão Municipal de Albufeira, donde saiu o par que irá representar Portugal no Campeonato do Mundo. Os atletas do Futebol Clube de Ferreiras também tiveram uma excelente performance, ao alcançarem um primeiro e um terceiro lugares. O Campeonato Nacional de Dança Desportiva foi organizado em parceria pela FPD e Futebol Clube de Ferreiras com o apoio do Município de Albufeira.
João Sant`Anna e Luna Pinto sagraram-se vencedores do Campeonato Nacional de Dança Desportiva Sub-21 em Open Latinas e Standard, levando dois primeiros lugares para casa. A dupla da Escola Bracara Team garante, desta forma, a sua participação no Campeonato do Mundo.
O segundo e terceiros lugares em Open Latinas coube ao par João Landeiro e Daniela Landeiro da Dance Step e Rafael Mateus e Matilde Palmela, respetivamente. Na categoria Sub-21 Standard o segundo e o terceiro lugares foram arrecadados por Tomás Gomes e Gabriela Teixeira da Academia Gindança e Simão Freitas e Carolina Pardelinha atletas da Bracara Team, equipa que conseguiu dois lugares no pódio.
O Futebol Clube de Ferreiras (FCF) também está de parabéns. Tomás Francisco e Leonor Martins alcançaram um primeiro lugar no escalão Sub-21 Iniciados e Vítor Gomes e Beatriz Correia um terceiro lugar na categoria Sub-21 Intermédios. Refira-se que o FCF conta com cerca de meia centena de atletas praticantes da modalidade, sendo o Clube Desportivo do Algarve com mais anos na Dança Desportiva e a participar regularmente em competições a nível regional e nacional.
No Campeonato Sub-21 Intermédios, onde a dupla do FCF classificou-se em terceiro lugar, o primeiro e o segundo lugar foram atribuídos a Tiago Ferreira e Carolina Real da Dance Step e Eduardo Azevedo e Rita Silva da Academia Gindança, respetivamente.
O Júri não teve um papel nada fácil, uma vez que o Campeonato contou com os melhores atletas nacionais, num total de 100 pares, em representação de 30 escolas, incluindo os arquipélagos da Madeira e Açores. Os 200 atletas encheram o Pavilhão Municipal de Albufeira de cor e alegria. Refira-se que para a atribuição das classificações, o Júri avaliou um conjunto de critérios, entre os quais o rigor técnico, a postura, ritmo, movimento, interpretação rítmica, aparência e indumentária.
No mesmo dia, a seguir ao Campeonato realizou-se a Gala dos Campeões do Circuito Nacional da época de 2023, cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara, José Carlos Rolo e com a animação das bailarinas do FCF.
O autarca disse estar muito satisfeito com a realização do evento em Albufeira, deu os parabéns à organização e a todos os participantes, com destaque para os que subiram ao pódio e enalteceu a performance dos atletas da casa. “Sinto-me muito honrado por daqui terem saído os melhores dançarinos que irão representar o país no Campeonato do Mundo. Para além disso não posso deixar de destacar a excelente classificação alcançada pelo FCF, que trouxe para o nosso concelho um honroso primeiro e terceiro lugares, o que nos deixa bastante felizes”, sublinhou José Carlos Rolo.
Por sua vez, Cristiano Cabrita reiterou as palavras do presidente, tendo realçado que o Desporto é uma aposta forte do Município, não só na vertente competitiva, mas também ao nível da formação, que apoia todos os clubes do concelho através da realização de contratos-programa, a nível logístico e dos transportes. O vice-presidente do Município de Albufeira frisou que “a autarquia está bem preparada para receber grandes eventos desportivos, sobretudo durante a época baixa, uma vez que contribuem para reduzir a sazonalidade e confirmam que o Município tem excelentes condições para ser a Capital Europeia do Desporto em 2026.