Na reunião de Câmara do passado dia 19.02.2024, pela voz do Presidente do PSD Loulé que intervinha na qualidade de Vereador em regime de substituição, Cláudio Lima, foi apresentada uma proposta no sentido de não acatar o aumento do tarifário da água decidido pelo governo e aprovado pela AMAL – Associação de Municípios do Algarve.
A proposta do PSD Loulé que visava impedir o aumento dos preços da água e que está previsto entrar brevemente em vigor, foi chumbada pelo executivo municipal liderado pelo Partido Socialista.
“O Partido Socialista em Loulé perdeu mais uma oportunidade de demonstrar às pessoas que lhe confiaram este mandato, a sua capacidade para tomar as melhores decisões. A situação grave que se vive de há alguns anos a esta parte de redução acentuada de precipitação, não é culpa dos consumidores finais. Mas quando se aumenta o preço da água, o sinal que é dado à população é que a culpa é das pessoas, quando sabemos que a responsabilidade maior é sim do governo e do executivo da Câmara Municipal de Loulé que pouco ou nada têm feito para “atacar” o problema na sua raíz”, afirma Cláudio Lima.
“Toda a gente sabe que as condutas de abastecimento de água – da gestão e responsabilidade da Câmara - precisam de ser requalificadas por forma a diminuir as perdas que se verificam em Loulé. Dados da ERSAR, a entidade reguladora nesta área, revelou-nos que Loulé está em 1º lugar a nível regional na lista de incumpridores quanto às perdas reais de água, com 2,8 milhões de m3, ou seja 30% do que é faturado pela Águas do Algarve à Câmara de Loulé é perdido. Sabemos também que essa não é a única medida a tomar para resolver este grave problema, muitas delas são do governo central, mas este só se preocupou em fazer de conta que planeava, nunca em executar ao longo dos últimos 10 anos. E agora quem paga são sempre os mesmos”, conclui Cláudio Lima.
Esta decisão é intolerável e prejudica gravemente os interesses dos cidadãos, penalizando-os injustamente, dando a entender que a responsabilidade da má gestão da água é sua.
Loulé, 20 de fevereiro de 2024
O Gabinete de Comunicação do PSD Loulé