ALGARVE MOSTRA-SE NA BTL COM PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA

14:51 - 27/02/2024 ALGARVE
Um destino turístico de sabores, paisagens, tradições e emoções

A estreia de um stand mais sustentável e tradicional e a aposta na gastronomia e vinhos, natureza e cultura são algumas das novidades do Turismo do Algarve na edição deste ano da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), ponto de encontro para profissionais do setor e público em geral, que abre portas esta quarta-feira, dia 28 de fevereiro. Até domingo, está garantida uma jornada imersiva pelos sabores, cultura e experiências da região num espaço promocional onde estarão representados os 16 municípios e 18 unidades hoteleiras e operadores turísticos.

O stand do Algarve, no Pavilhão 1 da BTL, promete dar a conhecer a essência da região, com iniciativas para profissionais do setor e público em geral. A programação inicia-se no dia 28 de fevereiro (quarta-feira) com a apresentação do Fórum e Anuário Cyclin' Portugal 2024, seguida do Plano da Salvaguarda da Dieta Mediterrânica 2023-2027 e das novidades do Município de Monchique.

A manhã do dia 29 (quinta-feira) será dedicada à sustentabilidade, com a apresentação do Município de Lagos, seguida da apresentação do projeto Nautical Portugal – Algarve. A tarde será dedicada à gastronomia e vinhos, com demonstrações culinárias no âmbito da Dieta Mediterrânica e provas de vinhos que se repetem diariamente até ao final da feira. O Balanço do Ano Turístico 2023 e Perspetivas Para 2024 será apresentado pelo presidente Turismo do Algarve, às 14h30. Depois, a Comissão Vitivinícola do Algarve apresentará a Rota dos Vinhos do Algarve. Seguem-se apresentações dos Município de Albufeira e de Aljezur e o final do dia será dedicado ao Algarve Golden Terroir, iniciativa conjunta dos municípios de Albufeira, Lagoa, Lagos e Portimão de valorização dos vinhos do Algarve, e ao Geoparque Algarvensis, projeto dos Municípios de Loulé, Silves e Albufeira.

A abertura da BTL ao público, no dia 1 de março (sexta-feira), marca um dia recheado de apresentações de eventos pelos municípios de Lagoa, Vila Real de Santo António, Albufeira, São Bás de Alportel e outros. A tarde será dedicada à apresentação do Algarve Walking Season, um programa que promove a região como destino ideal para caminhadas durante todo o ano.

O dia 02 (sábado) ficará marcada pela apresentação ao público da campanha Água é Vida, abrilhantada com a atuação da banda algarvia Entre Aspas. O dia terminará com as apresentações dos Municípios de Vila Real de Santo António e de Monchique, com showcooking

e degustação de produtos regionais, e a apresentação do Festival MED 2024 pelo Município de Loulé, com música e dança.

Finalmente, o dia 03 (domingo), último dia da BTL, será dedicado à gastronomia, com demonstração gastronómica, promoção dos Citrinos do Algarve IGP e apresentação do vídeo promocional da Algarorange. A apresentação da programação das Comemorações dos 100 anos da Elevação de Portimão a Cidade encerra a programação do stand do Algarve.

Na zona da restauração, o restaurante “O Algarvio” convida os visitantes a embarcarem numa viagem pelos sabores autênticos da região. A partir de petiscos como a estupeta de atum e os biqueirões alimados, passando por pratos de peixe como a sopa de peixe e o arroz de lingueirão, até chegar às carnes de javali com batata-doce e à carne de porco à algarvia, o menu oferece uma seleção imperdível da gastronomia tradicional algarvia. As cataplanas completam a experiência gastronómica única, proporcionando ao público a oportunidade de degustar os sabores frescos e os ingredientes de qualidade que caracterizam a região. Para finalizar a refeição com chave de ouro, as deliciosas sobremesas à base de amêndoa, figo, fios de ovos e laranja do Algarve garantem uma experiência memorável.

 

BDC