Tovar

18:00 - 20/03/2024 OPINIƃO
GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

A história da Casa de Tovar (fig. Brasão) remonta a um cavaleiro castelhano por nome Sancho Fernández, que obtém de D. Fernando III de Castela, em 1218, a concessão da vila desse nome.

Descendente do anterior passou a Portugal Martim Fernández de Tovar, senhor de Cevico e da vila de Carracena, por ter seguido o partido de D. Afonso V e de D. Joana, contra sua prima, D. Isabel de Castela e seu marido D. Fernando de Aragão.

Martim Fernández era filho de João de Tovar, senhor de Cevico e Carracena, guarda-mor de D. Henrique IV, Rei de Castela, e de sua mulher Maria de Toledo. Martim por cá casou com Leonor de Vilhena, filha de Martim Afonso de Melo, alcaide-mor de Olivença e guarda-mor de D. Afonso V e de sua mulher Maria Coutinho de Vilhena. Voltou a Castela, onde pela má vontade que lhe tinha o Rei D. Fernando, o mandou degolar, em 1500, apesar das pazes feitas entre Portugal e Castela. Em vingança, um dos seus filhos, Sancho de Tovar, matou o corregedor que fez a execução e voltando para Portugal veio a ser capitão de Sofala.

 

Como se pensa, não foi o Algarve o último território a ser integrado em Portugal Continental:

- 1267 - Tratado de Badajoz entre D. Afonso III e D. Afonso X de Castela concedia o Reino do Algarve a Portugal, definindo a fronteira pelo Rio Guadiana, desde a foz do rio Caia;

- 1283 – Doação pelo mesmo D. Afonso X a sua filha D. Beatriz, viúva de D. Afonso III e mãe de D. Dinis, das vilas de Moura, Mourão, Serpa, Badajoz e do Reino de Niebla…

- 1297 - Tratado de Alcanizes entre D. Dinis e D. Fernando IV de Castela, redefine a fronteira, concedendo a Portugal - Olivença, Campo Maior, Ouguela e Jerumenha. Em troca Portugal cedeu, a leste do Guadiana - Aracena, Aroche, Ayamonte …

- 1801 - Tratado de Badajoz pôs fim á “Guerra das Laranjas” impondo a perda de Olivença… enquanto o Brasil se expandia no Mato Grosso e Rio Grande do Sul …

Em Loulé encontrou-se João Rodrigues de Tovar, em 1522, nas “Actas de Vereação”, devido a coima de CX aplicada a Francisca, escrava da sua mulher.