Filhos de colaboradores da EMARP dão voz às personagens da história infantil inspirada no problema de escassez de água vivido na região algarvia
Foi no âmbito do programa de atividades do Dia Mundial da Água, que no último sábado, dia 23 de março, a Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão apresentou o livro infantil “Vamos Salvar a Hidra”, numa sessão destinada aos filhos dos colaboradores.
A sessão de lançamento, realizada na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, foi marcada pelas vozes dos pequenos leitores, com idades entre os 7 e 10 anos, que deram vida às cinco personagens da narrativa inspirada no problema de escassez de água.
A história, alicerçada na missão de salvar a “Hidra”, destaca a importância da mudança de comportamentos e de hábitos de consumo, sem desperdício, ajustados à disponibilidade hídrica, pois só assim, a personagem, que ilustra o recurso natural imprescindível à vida, poderá continuar a existir.
A interação entre as muitas crianças presentes e os seus pais, foram momentos especiais, que marcaram o momento literário, que contou com a participação e interesse da vereadora da cultura da Câmara Municipal de Portimão, Teresa Mendes, que sentada entre os mais pequenos deu início à leitura da história.
A apresentação do livro irá continuar nas escolas do município portimonense, através de sessões de leitura e oferta do livro às crianças do primeiro ciclo.
Entre as iniciativas que marcaram o Dia Mundial da Água destacamos ainda várias sessões de educação ambiental, direcionadas à comunidade escolar, e a realização de uma ação intitulada “Desperdício Invisível”, em parceria com o Centro Comercial Continente de Portimão.
EMARP