A mítica Praça 1.º de Maio, em Castro Marim, foi alvo de várias intervenções de requalificação do espaço, nomeadamente da iluminação pública que foi recentemente reforçada e reordenada, de baixo consumo, para melhorar a segurança do local.
A intervenção pretende melhorar as condições de circulação, com a instalação de oito colunas com luminária no perímetro da praça, fazendo com que toda a zona central fique desimpedida.
Esta requalificação decorreu com maior eficiência energética e hídrica, apostando na sua valorização estética e na arte da calçada portuguesa, com o objetivo de continuar a manter o local como o coração de Castro Marim.
A obra incluiu ainda a instalação da rede de rega com telemetria e a substituição de algumas espécies arbustivas, de acordo com as preocupações ambientais relacionadas com a seca que afeta o território do concelho de Castro Marim e o Algarve.
A intervenção foi realizada com a prata da casa, sendo considerada como um projeto com muito simbolismo para a equipa da Câmara Municipal de Castro Marim, numa praça que tem reforçado a sua centralidade e valorizado a sua envolvente com a conservação e beneficiação do casario tradicional e emblemático da vila e da região, com platibandas ornamentadas.
Esta praça central da vila de Castro Marim serve de circulação pedonal frequente para moradores locais e turistas, sendo também um local onde se realizam diversos eventos ao longo do ano.
Se pretender recordar o passado desta praça, pode consultar imagens antigas no website do projeto “100 Memórias de Castro Marim”, disponível em https://100memorias.cm-castromarim.pt/site/.