ESCULTURA DE TRÊS METROS DE ALTURA FRENTE AOS PAÇOS DO CONCELHO MARCA AS COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

10:29 - 23/04/2024 ALBUFEIRA
A inauguração no jardim da entrada sul dos Paços do Concelho de uma escultura de 3.5 metros de altura intitulada «Sopro de Liberdade», de Santos Carvalho, pontua as Comemorações do 25 de Abril em Albufeira.

Nesse dia haverá uma Sessão Solene e o lançamento do livro “Um sopro de Liberdade. Albufeira 1974-2024 – 50 anos de Abril”. Na noite anterior, Teresa Salgueiro é a voz do concerto comemorativo, que contará com videomapping e fogo-de-artifício. Galerias, Auditório, Biblioteca e demais espaços públicos do Município acolhem uma vasta programação toda ela dedicada à Revolução dos Cravos.

25 de Abril de 2024: o dia vai começar às 09h00 com a cerimónia oficial do hastear da bandeira ao som do Hino Nacional, pela Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne e Guarda de Honra pelos Bombeiros Voluntários de Albufeira, seguindo-se a inauguração da escultura “Sopro de Abril” de Santos Carvalho. O artista, que desenvolve trabalhos individuais desde 1990, criou uma peça única para o Município de Albufeira, em mármore de Estremoz com 3.5 metros de altura, que vai ficar exposta na entrada sul dos Paços do Concelho.

ÀS 15h00, o Salão Nobre acolhe a Sessão Solene dedicada ao Poder Local, com intervenções de todos os líderes de bancada. Depois será feito o lançamento do livro “Um Sopro de Liberdade. – Albufeira 1974-2024 – 50 anos de Abril”. Esta edição reúne diversos factos históricos, com incidência nos presos políticos de Albufeira durante o Estado Novo, assim como os testemunhos daqueles que vivenciaram a transição de regime no país.

Na noite anterior, Teresa Salgueiro, artista renomada no país e membro fundador dos Madredeus, atua nos Paços do Concelho, às 21h30, num concerto comemorativo dos 50 anos de Abril. O espetáculo vai ser acompanhado de videomapping e encerra com fogo-de-artifício em homenagem à Liberdade.

O meio século da Revolução dos Cravos é, de resto, largamente comemorado em todos os espaços públicos do Município. Nas Galerias Municipais estão patentes as exposições “E Depois do Adeus – Fotografias com História” (Galeria de Arte Pintor Samora Barros), até 29 de abril, de Marques Valentim; “Sopro de Liberdade” (Galeria Municipal João Bailote), até 4 de maio, da autoria do Município de Albufeira; “Humberto Delgado – General da Liberdade e Escritor” (Sala de Extensão Cultural do Arquivo Histórico de Albufeira), até 30 de maio, mediante marcação prévia; e ainda, “Desenhos da Prisão” (Museu Municipal de Arqueologia), de Álvaro Cunhal, até 4 de agosto.

No Auditório Municipal acontece a 13 de abril o concerto de celebração dos 50 anos do 25 de Abril do Coro do Conservatório de Albufeira com o Grupo Entretenga intitulado “Cantar Abril – 50 Anos de Revolução dos Cravos”, às 20h00. No dia seguinte, a 14 de abril, a ACTA - A Companhia de Teatro do Algarve apresenta, às 15h00 e às 16h00, o espetáculo de marionetas “A Que Cheira a Liberdade”, inspirados em grandes livros sobre o 25 de Abril. A 20 de abril, a Orquestra de Jazz do Algarve sobe ao palco, às 19h00, para o concerto “Liberdades” e na quarta-feira, dia 24,

No Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor, a 23 de abril, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal Lídia Jorge acontece o recital de poesia “Palavras de Abril: palavras interditas e palavras à solta”, às 21h00. Nesta viagem intimista pela literatura portuguesa censurada durante o Estado Novo pretende-se explorar as diferenças na Liberdade de Expressão volvidos 50 anos de Revolução.

O desporto integra, igualmente, a programação das comemorações do 25 de abril. No dia 24 de abril, a Associação Caminhadas ao Luar organiza a “Caminhada 25 de Abril”, às 20h00, com partida dos Paços do Concelho. No dia seguinte, a 25 de abril, às 09h30, na Praia do Inatel realiza-se o X Triatlo de Albufeira do FC Ferreiras e às 15h00, os “mini” craques do futebol disputam a 3.ª jornada do Campeonato Golfinhos, no Estádio Municipal de Albufeira. Na semana seguinte, a 4 de maio, regressa a 2.ª Taça de Portugal Feminina de Ciclismo de Estrada – Carlos Silva e Sousa.