I Liga (play-off): Tendência dos últimos anos deixa Portimonense em maus lençóis

10:14 - 24/05/2024 DESPORTO
É neste sábado que Portimonense e AVS entram em campo, no Estádio Municipal de Portimão, para dar início ao play-off de acesso à edição de 2024/25 da I Liga de futebol.

Os algarvios, 16.º classificados da última edição do campeonato, recebem no seu estádio, a partir das 19:45 horas, o AVS, 3.º colocado da II Liga, com a tendência dos últimos anos a não ser nada favorável às equipas primodivisionárias. A partida será transmitida ao vivo na Sport TV1. Quem não conseguir assistir ao jogo, pode acompanhar todos os incidentes da partida na plataforma de resultados da Primeira Liga ao vivo da Sportytrader.

Em 2020/21, a primeira época em que foi discutido um play-off de acesso ao principal escalão do futebol português, o Rio Ave, da Primeira Liga, acabou por sair derrotado no duelo a duas mãos com o Arouca. A derrota dos vila-condenses aconteceu de forma clara, com um agregado de 5-0 a favor dos arouquenses, depois das vitórias por 3-0 em Arouca na primeira mão e por 2-0 em Vila do Conde na segunda mão da eliminatória.

Na temporada seguinte, em 2021/22, assistir-se-ia novamente a uma equipa do primeiro escalão a ver a sua descida de divisão ficar consumada após um play-off a duas mãos com uma formação do escalão inferior. Neste caso, foi o Moreirense que desceu à II Liga. Apesar de ter vencido o duelo da segunda mão da eliminatória com o Chaves em casa, por 1-0, o resultado acabou por figurar-se insuficiente para o conjunto de Moreira de Cónegos dar a volta a um saldo negativo de dois golos sofridos, após derrota na primeira mão, disputada em Chaves, por 2-0.

Já na época anterior, em 2022/23, a tendência voltou a mostrar toda a sua força, com o Marítimo a cair aos pés do Estrela da Amadora. Os tricolores venceram por 2-1 o duelo da primeira mão, no mítico Estádio José Gomes, mas tiveram de sofrer na Madeira para conseguir assegurar o regresso ao principal escalão português de futebol. O Marítimo até venceu no período regulamentar, pelos mesmos 2-1 que fecharam o duelo da primeira mão, mas o resultado deu apenas para levar a decisão para a marca dos penáltis. Na chamada 'lotaria', a formação da capital foi mais eficaz e celebrou a subida.

Depois de três anos consecutivos com equipas da II Liga a superiorizarem-se aos clubes do principal escalão, é legítimo dizer que o histórico dá uma ligeira vantagem ao AVS na eliminatória com o Portimonense, apesar de ser preciso mostrar em campo que os números, por mais que nos indiquem tendências, não jogam...

Em caso de derrota do Portimonense no play-off, tratar-se-á da primeira despromoção da formação alvinegra em sete temporadas, ao passo que, em caso de triunfo avense, esta será uma estreia absoluta para o AVS no principal escalão, uma vez que o clube foi criado já perto do final da temporada de 2022/23, por via de um acordo entre a SAD do Vilafranquense e o Desportivo das Aves 1930.