AÇÕES JUNHO 2024 - PROMOÇÃO EXTERNA DO TURISMO DO ALGARVE

13:30 - 05/06/2024 ALGARVE
Partilhamos em seguida, para conhecimento, a agenda de ações da Associação Turismo do Algarve (ATA) – a agência responsável pela estratégia de promoção turística deste destino junto dos mercados externos -, prevista para junho.

EM DESTAQUE:

Estamos entusiasmados com a nossa agenda de ações para junho, que nos vai dar a oportunidade para explorar e destacar algumas das particularidades do Algarve, que o tornam num destino verdadeiramente singular, nomeadamente as suas riquezas culturais, naturais e desportivas. 
A presença em eventos como a Convenção de Turismo de Golfe da IAGTO nos EUA, a participação no TEAMS Europe no Reino Unido ou a organização de visitas de imprensa temáticas para mercados diversos são oportunidades valiosas para fortalecer laços, gerar novas parcerias e posicionar o Algarve como um destino de eleição junto de diferentes segmentos.

O Algarve continua a destacar-se como um dos destinos mais procurados pelos turistas, e é com foco e dedicação que damos continuidade ao nosso objetivo de manter e elevar esse estatuto.”

= André Gomes, Presidente do Turismo do Algarve

AGENDA:

Organização de visita de imprensa: “Histórias contadas pelo mar” 

(mercados: Alemanha, Áustria e Suíça)
Data: 30 maio a 3 de junho
O Turismo do Algarve organizou uma visita de imprensa focada na temática do mar, que decorreu até 3 de junho. Cinco jornalistas dos mercados de língua alemã tiveram a oportunidade de viver uma experiência imersiva através da participação em atividades que destacam a riqueza e a tradição da forte ligação do Algarve ao mar.

2. Acompanhamento de visita de prospeção: Hungry Cyclist 
(mercado: Países Baixos)
Data: 3 a 8 de junho
O Turismo do Algarve vai acompanhar a visita à região do operador turístico Hungry Cyclist, especializado na organização de viagens que combinam percursos em bicicleta com a gastronomia do destino. Esta será uma visita de prospeção à região, que tem como objetivo a pesquisa de rotas, restaurantes e alojamentos de estilo turismo rural/agroturismo, para a inclusão do Algarve no programa de uma viagem de grupo que será organizada em 2025.
 

3. Apoio à organização do encontro anual da Association of Independent Tour Operators [AITO] (multimercados)
Data: 6 a 8 de junho
O Algarve será o destino anfitrião do encontro anual da Association of Independent Tour Operators (AITO), que reúne empresas especializadas na oferta de viagens e experiências de férias únicas através de serviços personalizados.
O evento contará com a participação de 36 representantes, entre agentes de viagens e operadores turísticos dedicados a diversos segmentos-nicho. Ao apoiar esta iniciativa, o Turismo do Algarve pretende proporcionar aos participantes um conhecimento aprofundado do destino e da diversidade de experiências que podem ser vividas na região, para além de promover a oportunidade para o estabelecimento de futuras parcerias. 
O programa deste encontro inclui atividades diferenciadas, que traduzem o caráter único e autêntico do Algarve, como um workshop para aprender a cozinhar a típica cataplana, uma ida ao tradicional mercado de Olhão, uma caminhada na costa Vicentina, visitas culturais a Faro e Sagres, um passeio de barco pela Ria Formosa e a degustação de vinhos e produtos regionais.
 

4. Participação no evento L.E/ Miami (mercados: EUA e Canadá)
Data: 10 a 13 de junho
O Turismo do Algarve vai estar presente no L.E / Miami (lemiami.com), um dos mais exclusivos eventos dedicados ao turismo de luxo do continente americano. Esta participação será uma montra estratégica para promover e posicionar o Algarve como um destino de eleição para experiências autênticas e exclusivas.
A edição deste ano contará com cerca de 600 designers e operadores de viagens de luxo e 45 meios de comunicação social internacionais dedicados ao segmento de viagens e lifestyle.
O programa inclui uma agenda preenchida de reuniões personalizadas e diversas experiências de networking.

5. Participação na 15ª Convenção de Turismo de Golfe da IAGTO 
(mercado: EUA e Canadá)
Data: 17 a 19 de junho

O Turismo do Algarve vai participar na 15ª Convenção norte-americana da International Association of Golf Tour Operators (IAGTO), que se realiza em Boyne Falls, no estado do Michigan.
Esta será uma oportunidade para contactar e reunir com profissionais, agentes e operadores especializados em turismo de golfe, principalmente de mercados como os EUA, Canadá, América Latina e Caraíbas.
 

6. Organização de visita de imprensa: “Explore the Algarve” (mercado: Chéquia)
Data: 17 a 24 de junho

O Turismo do Algarve vai organizar uma visita de imprensa para cinco jornalistas de alguns dos mais destacados meios de comunicação social da Chéquia. Durante a estadia, o grupo terá a oportunidade de conhecer a diversidade da oferta turística da região, com destaque para experiências ligadas à cultura e tradição da região e para atividades físicas que possam ser praticadas no mar ou em terra.


7. Participação no evento TEAMS Europe (multimercados)
Data: 18 a 20 de junho

Pela primeira vez, o Turismo do Algarve vai participar no TEAMS Europe (www.teamseurope.com), encontro que se realiza em Londres e que irá reunir os principais profissionais ligados à organização e à produção de eventos desportivos no Reino Unido e a nível internacional.
Dada a elevada qualidade da oferta da região, no que diz respeito a infraestruturas, serviços e experiências proporcionadas – reconhecida e comprovada pela realização de provas de dimensão global em modalidades como a Fórmula 1 ou Moto GP –, o Turismo do Algarve espera, com esta participação, angariar contactos e oportunidades para a criação de parcerias e para a captação de outros eventos desportivos para o destino.
Para além da possibilidade de realizar networking e reuniões individuais, os participantes poderão ainda ficar a par das principais tendências e tópicos relevantes que estão a marcar a indústria dos eventos desportivos.
 

8. Apoio a visita de imprensa: “Kapital Reise” (mercado: Noruega) 
Data: 23 a 28 de junho

O Turismo do Algarve vai apoiar a vinda à região da revista “Kapital Reise”, a principal publicação norueguesa dedicada ao segmento das viagens. Esta visita resultará num artigo de 4-5 páginas sobre Portugal, onde será incluído um destaque à oferta turística do Algarve.

9. Participação no evento m&i Flagship 2024 (multimercados) 
Data: 30 de junho a 4 de julho

O Turismo do Algarve vai participar no m&i Flagship 2024 (www.mi-forums.com), um workshop profissional exclusivamente dedicado à indústria MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions).
A realizar-se em Tblisi, na Geórgia, este evento vai reunir fornecedores da especialidade e compradores de todo o mundo. A equipa do Turismo do Algarve presente terá a oportunidade de reunir com 40 potenciais clientes e de participar em diversas ações de networking, num ambiente informal e descontraído.
Esta participação tem como objetivo reforçar o posicionamento internacional do Algarve enquanto destino capacitado e diferenciado para acolher todo o tipo de eventos profissionais, junto de públicos identificados como estratégicos neste segmento.
 

ATA