O PSD Algarve manifesta satisfação com os resultados das eleições europeias de 9 de junho de 2024, no Algarve.
Com sentimento de dever cumprido, podemos afirmar que recuperámos o estatuto de segunda força política no distrito, demonstrando que somos a alternativa válida à hegemonia socialista no panorama regional autárquico.
A Aliança Democrática (AD) obteve 46.020 votos, correspondentes a 28,2% do total. Este número representa um crescimento significativo em comparação com os resultados das eleições europeias de 2019 nas quais o PSD obteve 17.313 votos (16,9%) e o CDS 4.816 votos (4,7%), totalizando 22.129 votos, num acto eleitoral sem CHEGA nem IL. Esse aumento reflecte o reconhecimento e a confiança dos eleitores algarvios na nossa proposta política, protagonizada pelos nossos candidatos, em particular pela algarvia Alexandra Rodrigues Gonçalves, a quem agradecemos penhoradamente a extraordinária campanha realizada.
Importa ainda destacar a grande influência do voto em mobilidade no Algarve, que aqui se fez sentir de forma expressiva. Este fenómeno, provavelmente potenciado pelo fim de semana prolongado, não permite mais e mais apuradas conclusões sobre os eleitores algarvios.
Sem embargo, o PSD Algarve saúda o comportamento do seu eleitorado e reafirma o compromisso em ganhar cada vez maior preponderância no distrito, dando continuidade à trajectória ascendente que se evidencia. Para já, o grande objectivo é preparar candidaturas muito fortes em todos os concelhos, com o objectivo de ter um grande resultado nas eleições autárquicas de 2025, ganhando mais concelhos e mais votos do que em 2021.
Só assim estaremos em condições de responder, também a nível local, aos grandes constrangimentos e desafios que os algarvios enfrentam, como na saúde, na questão hídrica, nas infraestruturas, na mobilidade, na habitação e outros ainda.
Na oportunidade agradecemos a todos os eleitores que confiaram em nós e reforçamos a nossa determinação em sermos uma voz activa e cada vez mais presente na construção de um Algarve melhor para todos.
Por: PSD Algarve