Sábado, 16 de maio – 19h00
A partir das 19h00 do dia 16 de maio, o Café Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão será mais uma vez o ponto de encontro para uma conversa inspiradora, desta vez com Amélia Nobre Santos, directora da Innuos (www.innuos.com) e com Marek Foth, director da GOlaranja (www.golaranja.com).
Amélia Nobre Santos, da Innuos é formada pelo Instituto Superior Técnico em Engenharia Informática, e com um MBA pelo INSEAD em Singapura/França, Amélia Santos começou a sua carreira na SAP Ibéria onde deteve diferentes cargos nas áreas de de consultoria, desenvolvimento de negócio e comercial. Após 6 anos, foi convidada a integrar a SAP Alemanha onde trabalhou para o conselho de administração na definição da estratégia global de clientes da empresa. Depois um estágio na Suiça, na área de Marketing e Vendas da Syngenta, decidiu mudar-se para Londres onde esteve 4 anos a trabalhar na Tesco, o terceiro maior retalhista a nível mundial. Na Tesco, começou por liderar diferentes projetos estratégicos e por fim assumiu a gestão do negócio online para as áreas de Jardinagem, Home Essentials e Papelaria.
Após quase 15 anos de carreira em grandes empresas, e com o objetivo de oferecer soluções de casa digital fáceis de instalar e utilizar e a preços muito mais acessíveis que a atual oferta no mercado, decidiu juntar-se a outro sócio para fundarem a Innuos. Depois de algumas tentativas, fizeram uma prova do conceito muito bem sucedida no Reino Unido nas áreas de música e filmes. Foi então que decidiram fundar a empresa em Portugal, mais concretamente no Algarve. E aqui estão a ser produzidos os sistemas que são vendidos maioritariamente para o Reino Unido, ainda que já chegue a um pouco por todo o mundo – como Alemanha, França ou até mesmo Austrália, Hong Kong e Singapura. Este projeto que começou com os dois sócios fundadores, iniciou o ano passado o seu processo de expansão e conta agora com 7 pessoas em áreas como ID&T em software e hardware, operações, marketing, vendas e suporte a clientes.
Marek Foth, da GOlaranja, nascido em 1967, é natural de Berlim ocidental, com formação na área das vendas e marketing, mudou-se em 1991 para o Algarve e é na cidade de Lagos que reside. Fluente em Inglês, Alemão e Português é um curioso nato e atento a tudo o que se passa em seu redor. A sua paixão pela programação e webdesign, e a vontade de ter um negócio próprio, levam-o a desenvolver um projeto ligado ao comércio tradicional. Com anos de experiência em vendas de publicidade, principalmente no print media, juntou os seus conhecimentos de informática e criou o projeto GOlaranja.
Lançado a 1 de abril de 2013, esta ferramenta de marketing direto tem como principal objetivo dinamizar o comércio tradicional e turístico na região do Algarve associado a um conceito único, inovador e diferenciador do já existente no mercado, oferecendo vantagens aos utilizadores sejam eles residentes ou turistas.
Duas visões empreendedoras que irão partilhar connosco quais os desafios que enfrentam para ganhar o seu espaço no mercado.
Uma vez que as boas ideias merecem um brinde, o mesmo está desde já assegurado pelo habitual apoio dos vitivinicultores locais Quinta do Morgado da Torre, Herdade dos Pimentéis e Quinta da Penina, que desde o primeiro momento estabeleceram uma parceria com a Beta Talk, promovendo os vinhos produzidos no concelho.
Inscrição prévia e gratuita
Como é habitual, a participação na Beta Talk de abril é totalmente grátis, embora seja necessária inscrição em http://tinyurl.com/kybvmoy, ficando o wine-break por conta de quem vem, pelo que os participantes são convidados a trazer vinho (ou sumo) e snacks para partilhar.
De referir que a Beta Talk é promovida pela Beta-i - Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação e tem organização local a cargo da Câmara Municipal de Portimão, contando com a parceria media do “Sul Informação” e a colaboração da Escola Secundária Poeta António Aleixo, ao nível da turma 11º O do Curso de Multimédia, que assegura a cobertura fotográfica e em vídeo, da Universidade do Algarve através do CRIA - Centro Regional de Inovação do Algarve/Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, da NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, da rádio universitária RUA FM, da APGICO - Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação, do GAIM – Gabinete Académico de Investigação e Marketing e da Inesting, além da página Algarve Emprego em termos da divulgação.
Por CM Portimão