QUEIMA DAS FITAS 2015

10:10 - 14/05/2015 PORTIMÃO
Poderemos questionar sobre o que é a vida académica!

Portugal é possuidor de uma vasta história universitária que remonta ao século XIII e, por conseguinte, de uma lista extensa de tradições que influenciam a vida dos estudantes universitários.

Em Coimbra, no século XIX, os estudantes que terminavam o curso, iniciaram o ritual simbólico de queimar as fitas. Essas representam o seu curso e marcam o final do percurso na academia. A evolução deste ritual através dos tempos originou o que nos dias de hoje são as semanas académicas no final das quais se realiza a queima.

As vivências numa academia são para a vida! Cada estudante tem o seu percurso académico, mas é do convívio e das tradições que a vida académica é feita. Desde o dia de entrada numa universidade, até ao concluir da sua formação, um estudante realiza todo o percurso de tradição académica – inicia-se com as praxes e termina com a queima das fitas. São estas sensações e emoções que na queima “terminam” com o fim simbólico do percurso académico.

O percurso académico que é simbolizado pela tradição académica, inicia-se com a tradicional receção ao caloiro para os alunos do 1º ano (em outubro) e termina, para os alunos finalistas das licenciaturas e mestrados, com a Bênção das Finalistas e com a Queima das Fitas.

A Bênção dos Finalistas, uma cerimónia religiosa e celebrada na semana da Queima das Fitas tem como objetivo principal assinalar o fim do curso e desejar boa sorte para o futuro profissional do estudante finalista. Trata-se de uma cerimónia com a presença dos familiares e as pessoas mais próximas dos finalistas, onde estes envergam os trajes académicos com as pastas e fitas das cores do curso e do Instituto.

No sábado, dia 23 de Maio de 2015, os estudantes finalistas do ISMAT, em Portimão, comemoram, num evento especial, carregado de simbolismo e tradição, o fim das suas licenciaturas, o terminus do seu percurso académico e o marco do início do seu trajecto profissional.

O ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes é um estabelecimento de ensino universitário, particular e cooperativo, localizado no centro histórico de Portimão. Esta academia está integrada no Grupo Lusófona.

Cumprindo mais um ano de tradições académicas na cidade de Portimão, e com o aproximar do final do percurso académicos dos alunos finalistas, a Comissão de Estudantes do ISMAT organiza a Queima das Fitas ISMAT 2015 a decorrer de 20 a 23 de Maio de 2015.

Esta semana, o nosso evento, que é a festa do ISMAT e da Cidade de Portimão, começa na 4ª feira à noite, dia 20 de Maio, no Bar “O Espaço” com uma festa da IsmaTUNA – Tuna Mista do ISMAT.

Na noite de dia 21, realiza-se a cerimónia do Solenissimus Traçançus, onde os caloiros irão virar o traje e lhes serão “ensinados” os preceitos do traçar da capa. Nesta mesma noite, um cortejo académico, com início nas instalações do ISMAT, percorrerá algumas ruas da cidade (Rua do Comércio, Alameda, Rua Direita, Largo 1º de Dezembro) e terminará, num local mítico, no Coreto junto à Praça Manuel Teixeira Gomes, topónimo com o nome do patrono da nossa academia, onde atuará a IsmaTUNA – Tuna Mista do ISMAT.

Na 5ª e na 6ª feira (dias 21 e 22) haverá um convívio aberto ao público, de entrada livre, no Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha, em Portimão, com atuação do Nuno e Soraia Guerreiro, e Estela Vieira, respetivamente.

No sábado, dia 23, será o ponto alto desta nossa cerimónia – a Queima das Fitas. Às 09h00 na Igreja Matriz de Portimão decorrerá a Bênção dos Finalistas e, de seguida, a Queima que se realizará no Largo 1º de Dezembro (frente ao Teatro Municipal) antecedida pela atuação da IsmaTUNA.

 

Por: COMISSÃO DE ESTUDANTES DO INSTITUTO SUPERIOR MANUEL TEIXEIRA GOMES – PORTIMÃO

http://www.fb.com/ceismat | ceismat@gmail.com