Rastreios gratuitos à hipertensão em todo o país

15:26 - 15/05/2015 SAÚDE
A Lusíadas Saúde promove, no próximo dia 18 de maio, segunda-feira, uma ação de sensibilização para a hipertensão com a realização de rastreios gratuitos abertos a toda a população, em todos os seus Hospitais e Clínicas. No Algarve este rastreio pode ser feito nas clinicas situadas em Albufeira e Faro.

A iniciativa surge no âmbito do Dia Mundial da Hipertensão e pretende alertar para os riscos inerentes a esta doença, salientando a importância do diagnóstico precoce no sucesso do tratamento.

Os rastreios realizam-se durante todo o dia e incluem a medição do índice de massa corporal, tensão arterial e pulsação. Todos os participantes serão convidados a responder a um breve questionário para identificação dos fatores de risco. Os interessados devem dirigir-se ao átrio de qualquer um dos hospitais ou clínicas, não sendo necessária qualquer marcação prévia.

Associada à obesidade e ao sedentarismo, a hipertensão arterial é uma doença que normalmente não dá sintomas, podendo manifestar-se por complicações graves, como o acidente vascular cerebral ou o enfarte agudo do miocárdio. Uma vez diagnosticada, o tratamento desta doença passa por alterar o estilo de vida, corrigir fatores de risco e pela terapêutica farmacológica.

Em Portugal, cerca de 3 milhões de pessoas são hipertensas, a maioria das quais não apresentam valores tensionais controlados, apesar de uma evolução favorável verificada nos últimos anos.

 

Por LPM Comunicação