Ministra da Juventude e Modernização reúne com reitor da UAlg

10:51 - 25/07/2024 ALGARVE
A ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, iniciou uma visita ao Algarve com uma reunião na UAlg, onde foi recebida pelo Reitor Paulo Águas.
Seguiu-se uma visita à Pousada da juventude, em Faro, que vai disponibilizar 16 camas para os alunos deslocados, que necessitem de alojamento.
 
Em declarações à RUA FM, referiu-se a um conjunto de medidas direcionadas a estudantes do ensino superior. “Por um lado, um reforço do alojamento, através da rede de pousadas e também o Inatel, além de um financiamento adicional, que no caso da UAlg vai ser superior a 350 mil euros, para contratualizarem com entidades do setor social para ter mais camas a partir de setembro. Por outro, o “cheque psicólogo” e o “cheque nutricionista”, que no caso do País são mais de 100 mil consultas de psicologia e mais de 50 mil consultas de nutrição para garantir maior resposta aos alunos do ensino superior nestas duas áreas.”
 
Estes cheques destinam-se a todos os alunos do ensino superior, independentemente do seu agregado familiar, garantindo o acesso, tendo em conta as preferências do aluno, e assegurando o número de consultas necessárias ao acompanhamento adequado. 
 
Segundo Margarida Balseiro Lopes, “uma das maiores inquietações que o País deveria ter era a circunstância de alunos não entrarem ou não se matricularem ou saírem do Ensino Superior porque não têm 300 ou 400 euros para pagar por um quarto”. Ciente de que a subida do preço da habitação levou a que o mercado do alojamento estudantil também aumentasse, refere que “o estado tem de cumprir com o seu papel, não só para os alunos bolseiros, mas também para os que precisam desse apoio”.   
 
 
Por: UAlg