A execução do mural #08, iniciada na passada sexta-feira, ficou ontem concluída, dando a Lagos mais um excelente exemplar de arte urbana.
Genericamente dedicada ao tema “Liberdade”, esta iniciativa artística revisita os antecedentes do 25 de abril, os momentos históricos da revolução e as conquistas e possibilidades por esta proporcionadas. Na cidade lacobrigense a dupla criativa RUÍDO escolheu como subtema do seu trabalho o direito ao exercício de voto, recordando a importância dessa conquista democrática.
No último dia de execução do Mural o artista Draw dinamizou dois workshops de pintura, num primeiro momento com o envolvimento e participação ativa da Universidade Sénior de Lagos (Centro de Estudos de Lagos) e, num segundo momento, em interação com o grupo de crianças e jovens integrados no projeto de Ocupação de Tempos Livres “Viver o Verão +IN (inclusivo)”.
Esta iniciativa, a que o município se associou, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.
Os 14 murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país. Até ao momento foram elaboradas oito obras (em São João da Madeira, Bragança, Caldas da Rainha, Vendas Novas, Vila Franca de Xira, Angra do Heroísmo, Castelo de Vide e Lagos), prevendo-se que as restantes quatro sejam executadas até final de outubro.
Merece recordar que Lagos é uma referência no panorama da arte urbana, a isso se devendo a qualidade e variedade das pinturas murais que, ao longo da última década, foram sendo produzidas no contexto do projeto ARTURb, dinamizado pelo LAC – Laboratório de Artes Criativas, no qual Draw também já teve oportunidade de participar.
O Mural de Liberdade #08 dedicado ao tema “Primeiras eleições livres”* pode ser apreciado ao vivo na fachada lateral poente do edifício da antiga Escola Básica n.º 2 de Lagos (vulgo antiga “Escola dos Bombeiros”), atualmente cedido a associações locais.
Por: CM Lagos