«EDP ART REEF» EM ALBUFEIRA DISTINGUIDA PELA REVISTA NORTE-AMERICANA TIME

15:04 - 01/08/2024 ALBUFEIRA
A Revista TIME, reputada publicação dos EUA, e uma das mais reconhecidas revistas internacionais semanais, acaba de lançar a sua lista anual dos Melhores Lugares do Mundo, destacando os 100 principais destinos turísticos

E um deles, destaca a TIME, é o projeto EDP Art Reef, situado ao largo da Praia de Santa Eulália, de Vhils (aka Alexandre Farto), que agora consta do suplemento da Revista, intitulado “World’s Greatest Places 2024”. Trata-se de uma instalação artística subaquática, composta por 13 obras e produzida com materiais provenientes de centrais elétricas desativadas, que foram pensadas de modo a gerar um novo recife artificial e que já trouxeram até ao concelho mergulhadores do México, Estados Unidos da América e da Austrália, bem como diversos mergulhadores europeus e asiáticos.

A Revista TIME acaba de distinguir o projeto subaquático EDP Art Reef, como um dos melhores lugares do mundo de 2024. Esta distinção da reputada revista dos Estados Unidos da América foi publicada na passada quinta-feira, 25 de julho, e faz parte do suplemento “World’s Greatest Places 2024”.
 
A TIME faz referência ao projeto de descarbonização de uma das centrais elétricas da EDP, que planeia eliminar gradualmente o carvão até 2025 e atingir a meta líquida zero até 2040, acentuando que o trabalho artístico de Vhils está a conceder aos mergulhadores “novas razões para mergulharem no Algarve”. 
 
O artigo, assinado por Terry Ward, assinala que “o EDP Art Reef fica apenas a 12 metros de profundidade – uma distância perfeitamente razoável para novos mergulhadores explorarem. Parte instalação artística e parte recife artificial, o local consiste em materiais seguros para o oceano”, dá exemplos de instalações subaquáticas como as de Cancún, as do condado de Walton, na Flórida, e a Grande Barreira de Corais, na Austrália, mas sublinha que “este empreendimento é único em vários aspetos.
O grupo de restauração Plant a Coral ajudou a transplantar pedaços de coral quebrados por redes de pesca em 13 estruturas recém-afundadas. Os rostos, pegadas e outros designs de Vhils falam da relação da humanidade com o oceano e de como uma antiga fonte de energia pode transformar um local improvável para atrair nova vida. Polvos, caranguejos, ouriços e inúmeros peixes já estão a instalar-se.”
 
Recorde-se que a exposição é composta por 13 peças em ferro e betão e está localizada ao largo da Praia de Santa Eulália, numa área de 1250m2. Esta instalação já atraiu vários mergulhadores do México, Estados Unidos da América e da Austrália, bem como outros da Europa e da Ásia.
José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, ficou honrado com a distinção, na medida em que confirma “as excelentes potencialidades de Albufeira no campo da diversificação turística, nomeadamente, os entusiastas das artes, das atividades ligadas ao mar, bem como da natureza terrestre. É uma excelente forma de promovemos um turismo que destaca as nossas riquezas naturais, a biodiversidade e a sustentabilidade ambiental”. 
 
O responsável pelo pelouro dos Assuntos do Mar do Município de Albufeira, Cristiano Cabrita, diz que “este é um título que representa muito para nós, pois vai ser lido por milhares de leitores da TIME. A EDP Art Reef é um ponto forte do nosso destino e confirmo que esta instalação já começou a proporcionar o aumento da vida marinha, na medida em que está a crescer o número de seres vivos e de espécies aquáticas, como polvos, caranguejos-aranha, ouriços e inúmeras espécies de peixes”. 
 
 
Por: CM Albufeira